Prefeitura de Itabirito esclarece sobre programas habitacionais

Itabirito,
12 de Fevereiro de 2012

A Prefeitura de Itabirito realizou na quarta-feira, dia 25, uma reunião com os inscritos nos programas de habitação Morada Viva e Minha Casa Minha Vida, para informá-los sobre as futuras ações que darão continuidade às construções dos apartamentos.

As obras do conjunto habitacional Morada Viva estão paradas desde 2008, por decisão judicial. “Quando assumimos a administração, as obras já estavam paralisadas por irregularidades na prestação de contas. Por esse motivo, a Prefeitura não recebia mais os recursos da Caixa Econômica Federal. Foi preciso realizar uma perícia em toda documentação, reprogramar os projetos para voltar a receber os recursos e dar continuidade às construções”, explicou o Prefeito de Itabirito.

Ainda foi explicado que o dinheiro repassado pela Caixa Econômica era, inicialmente, para construção de 256 apartamentos, “mas com a reprogramação do projeto, que garante segurança e conforto aos moradores, serão construídas 160 residências”, disse o Prefeito. Apesar disso, a atual administração buscou alternativas para que nenhuma família cadastrada fique prejudicada e já está providenciando a construção de outras 96 casas, que abrigarão os contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Durante a reunião foi ressaltado que as ações da prefeitura têm que passar por processos burocráticos, o que impede as ações imediatas do governo. “Nós sabemos que as condições em que a prefeitura foi encontrada dificultaram o trabalho da atual administração. Com a instabilidade política, a cidade ficou parada por um ano, mas agora está se reerguendo”, fala José Adilson de Souza, morador do bairro Santo Antônio.

Representantes da Secretaria de Assistência Social visitarão todas as famílias cadastradas nos programas para atualizar o registro. O Conselho Municipal de Habitação será o órgão responsável pelo cumprimento dos critérios estabelecidos, como a renda familiar, número de filhos e deficientes na família. “É preciso fazer um recadastro, pois muitas pessoas já conseguiram sua casa ou se mudaram de Itabirito”, afirma Sérgio Maia, assistente social.

No dia 23 de fevereiro será realizada a licitação para contratação da empresa que concluirá as obras. Luciene Aparecida Silva, do bairro Santa Efigênia, está confiante com a proposta. “É uma ótima iniciativa, que irá beneficiar muitas famílias. Todos nós precisamos de casa própria. O que todo mundo quer é o direito da moradia digna,” afirma.

As próximas reuniões serão mensais para que todos possam acompanhar o andamento do projeto. O encontro com os inscritos no programa Morada Viva será no dia 14 de fevereiro e do Minha Casa Minha Vida, no dia 28. As duas reuniões acontecem às 19h, na Casa de Cultura Maestro Dungas.

Representante da Caixa Econômica Federal visita Itabirito

Warley de Abreu Almeida, assistente de Projetos Sociais da Caixa Econômica Federal, visitou Itabirito nesta terça-feira, dia 31, para conhecer o local de onde as residências estão sendo construídas, além de avaliar as propostas do projeto, esclarecer dúvidas e dar sugestões.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook