Prefeitura de Itabirito faz mobilização contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

Itabirito,
27 de Maio de 2016

O Dia 18 de maio foi marcado por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Itabirito, a data foi marcada por uma grande mobilização na Praça da Bandeira. O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Coral Canarinhos de Itabirito e com os adolescentes do Projeto “Proteger é Preciso”.

A mobilização teve o objetivo de chamar a atenção da população sobre o assunto, conscientizando sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “É uma oportunidade de tirar o medo que as pessoas têm de denunciar, além de ser uma chance de formar multiplicadores na sociedade que possam passar nossa mensagem a diante”, explicou o coordenador do Creas, Sinval Galo. “Itabirito não tem casos registrados de exploração infantil, mas possui casos de abusos sexuais e os números vêm aumentando. É papel do poder público e da sociedade chamar a atenção sobre o assunto para proteger nossas crianças e adolescentes”, completou a Secretaria de Assistência Social, Jussara Vieira.

Durante a mobilização, houve várias apresentações musicais do Coral Canarinhos de Itabirito, panfletagem, distribuição de adesivos com o tema da campanha e apresentação dos participantes da oficina de circo e do projeto Jovens Ativos, do Cras. O evento também contou com a participação dos adolescentes do Projeto “Proteger é Preciso”, que atua no Cras com o objetivo de contribuir para a prevenção das ocorrências de violência sexual infantil por meio de ações de comunicação e mobilização social. “O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma questão importante, pois eles são as principais vítimas. É fundamental que eles cresçam com esse entendimento para saber identificar e denunciar uma situação de abuso, além de se tornarem adultos que não cometem este tipo de crime. Também trabalhamos a questão do machismo, que gera violência física e psicológica, e acaba sendo banalizado”, pontuou a educadora do projeto, Fernanda Godinho.

Não se omita, faça a denúncia

As denúncias de casos de abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima. Em Itabirito, além do disk 100, que funciona nacionalmente, o denunciante pode entrar em contato no Conselho Tutelar, pelo número 3561-7769 ou no Creas, pelo telefone 3561-4080.

Prefeitura de Itabirito faz mobilização contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentesPrefeitura de Itabirito faz mobilização contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook