Prefeitura de Itabirito regulamenta produção e comercialização de produtos de origem animal

Itabirito,
11 de Abril de 2012

Produtores de alimentos de origem animal poderão se cadastrar até o dia 30 de abril

A Prefeitura de Itabirito promoveu o Simpósio “A importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na Produção de Alimentos”. Com o objetivo de instruir a população sobre a importância da fiscalização na produção de alimentos de origem animal, o médico veterinário e coordenador do SIM, Henrique Galvani de Souza, ressaltou a importância do serviço para a qualidade de vida da população. “O SIM vai garantir a qualidade da alimentação em Itabirito, diminuindo a incidência de doenças, além da melhoria na renda e desenvolvimento do produtor, com maior produtividade e gerando mais emprego no campo”, explicou o veterinário.

De acordo com o diretor do Departamento de Agropecuária, José Agostinho Antunes, esta demanda ocorria há vários anos, já que não havia um controle efetivo da qualidade dos produtos fabricados em Itabirito. “Não havia nenhum controle na produção dos itens e nenhum controle sanitário. Agora, com a criação do SIM, vamos avaliar a sanidade durante o processo de fabricação, que é o mais importante”, destaca o diretor.

A fiscalização será feita onde é produzido o alimento, nos comércios e também nas barreiras sanitárias, por meio de blitz com o intuito de coibir a entrada de produtos clandestinos no município. “A fiscalização também poderá ocorrer de forma isolada nas indústrias e no comércio em parceria com a vigilância sanitária”, esclareceu Henrique Galvani.

“A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Há muito já estávamos precisando da garantia da qualidade dos produtos fabricados em Itabirito. Mas sabemos que é preciso o compromisso de todos para que o serviço seja efetivado”, comemora Maurício Félix da Silva, representante da Nutrito. O SIM já está em vigor desde a publicação do Decreto em novembro de 2011. O prazo para o cadastramento no Serviço foi prorrogado até o dia 30 de abril. A partir do dia 2 de julho de 2012, não será permitida a produção e a comercialização de produtos de origem animal no município que não tenham se cadastrado. A relação dos documentos necessários para o cadastro e o decreto estão disponíveis no site: www.itabirito.mg.gov.br

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook