Prefeitura de Mariana e UFOP preocupadas com a comercialização de salgados na cidade

Mariana,
14 de Maio de 2012

A Prefeitura Municipal de Mariana, através da Vigilância Sanitária Municipal, realizou parceria com a Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) devido à preocupação com a qualidade dos salgados comercializados no município de Mariana.

Como a preocupação da Vigilância Sanitária se enquadrava na proposta do ‘Programa de Capacitação Continuada da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento’ foi formulado um projeto onde, num primeiro momento, foram realizadas coletas de amostras de salgados comercializados na sede do município, parte no comércio e parte da produção domiciliar, onde foi verificado que, após 70% das análises realizadas, 80% apresentam alguma contaminação por micro-organismo.

A segunda parte do projeto é a oferta do curso de capacitação para boas práticas de manipulação, conforme exigência legal imposta na RDC ANVISA Nº. 216 de setembro de 2004. Com o curso, os participantes estarão capacitados para assumir a responsabilidade técnica, gerenciando áreas de produção de pequeno porte, como de lanchonetes, padarias, bares e pizzarias.

O curso será realizado de 07 de maio a 26 de julho de 2012, com aulas sempre às segundas e quintas, na sala 6 do Centro de Convenções, localizado na Avenida JK s/nº, no horário de 18h30 às 21h30. O curso terá carga horária de 63 horas, divididas em 21 aulas, e os participantes deverão possuir freqüência mínima de 75% das aulas para recebimento do certificado que será emitido pela UFOP, que também fornecerá a apostila para os participantes para acompanhamento das aulas.

Por se tratar de um curso com número de vagas limitadas, inicialmente foram convidados a se inscrever os responsáveis que tiveram participação na primeira parte do projeto e, agora, estão sendo disponibilizadas as vagas remanescentes até o dia 14 de maio para pessoas que já exerçam atividades e trabalhem em áreas de manipulação de alimentos, como padeiros, confeiteiros e salgadeiras.

Os interessados deverão encaminhar-se à Vigilância Sanitária, localizada à Rua Dinamarca, nº 37, Bairro Fonte da Saudade, para realizar inscrição até o dia 14 de maio. Maiores informações no telefone (31) 3558-2653.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook