Prefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidores

Mariana,
09 de Fevereiro de 2012

O I Curso de Formação e Qualificação Profissional dos servidores do Departamento de Vigilância Patrimonial e Institucional (DVPI) é oferecido pela Prefeitura Municipal de Mariana durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. O principal objetivo deste curso é capacitar os vigilantes patrimoniais para agir de forma preventiva e orientar a tomada de decisões imediatas após um incidente. Na abertura do treinamento o coordenador geral do DVPI, Tenente Freitas, falou sobre a importância da unidade entre os agentes de segurança e de que o curso é feito para eles e por eles.

No curso, foram abordados os módulos de Noções de Segurança Privada, Legislação Aplicada, Direitos Humanos, Relações Humanas no Trabalho, Sistema de Segurança Pública e Crime Organizado, Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Criminalística e Técnicas de Entrevista, Defesa Pessoal, além de palestras sobre o FUNPREV, patrimônio histórico e cultural, o trabalho e a importância do trabalho das polícias Militar e Civil no município de Mariana, saúde do trabalhador, relações humanas no trabalho e AA (Alcoólicos Anônimos).

No total, foram 90 horas de curso entre os dias 16 de janeiro e 10 de fevereiro para 140 vigilantes que cuidam de 43 postos espalhados em todo o município. O treinamento é uma reivindicação antiga destes servidores, que passarão a ser Agentes de Segurança Patrimonial e Institucional (ASPI). Segundo o Tenente Freitas, após a qualificação dos profissionais, os agentes terão fardamento próprio, rádios de comunicação e o treinamento necessário para a utilização de armas não letais, como bastão tonfa.

O setor de vigilância patrimonial conta com aproximadamente 140 funcionários, entre homens e mulheres, maiores de 21 anos. Apesar do grande número de trabalhadores do setor, há um esforço na integração dos mesmos e por isso foram criados o Águia Futebol Clube e um blog.

Agradecimentos

Para que o curso pudesse acontecer, o Tenente Freitas contou com a ajuda e apoio da prefeita Terezinha Ramos, que acreditou na realização deste sonho dos vigilantes, a todos os setores da Prefeitura como as secretarias de Administração, Planejamento, Educação, Saúde e o setor de Compras, além do AA; Geraldo Zuzu; professor Darcy; Bombeiro Civil de Mariana, principalmente para Henrique e Adão; fisioterapeutas Aline e Marilene; GM’s Santos, Júnior e Felipe; delegado de polícia Dr. Luciano; Tenente Edmilson e Sargento Santos da Polícia Militar; Thaís do FUNPREV; diretor e vice-diretor do CEMPA Renato e Claudiomiro; e aos funcionários do setor da Vigilância Patrimonial: Eduardo, Márcio, Ferreira, Geralda e Jeferson. “A todos, o meu muito obrigado”, finalizou o Tenente Freitas.

Prefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidoresPrefeitura de Mariana investe na profissionalização dos servidores
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook