Prefeitura de Ouro Preto atende demandas da comunidade de Antônio Pereira

Ouro Preto,
31 de Julho de 2013

População do distrito quer acompanhar o andamento das ações no distrito. Próxima reunião está marcada para terça-feira da semana que vem

O secretário de Governo de Ouro Preto, Warderlei Rossi Kuruzu, participou na terça-feira (23) de uma reunião com manifestantes que fecharam a MG-129, em Antônio Pereira, e com representantes das empresas Samarco, Vale e Transcotta, além da Polícia Militar, Ministério Público e Câmara Municipal. Dentre as reivindicações da população está o acompanhamento das ações que o executivo municipal está realizando no distrito. Para mantê-los informados, a Prefeitura irá realizar reuniões mensais com representantes da comunidade.

Diversas demandas da população do distrito ouro-pretano já estão sendo atendidas pela Prefeitura, principalmente na área de Saúde. Uma Unidade Básica de Saúde tipo II já foi licitada, também já foi contratada uma nova empresa para fornecimento de medicamento ao distrito e será criada uma nova equipe do Programa Saúde da Família (PSF) para atender à comunidade. Será contratado ainda mais um agente comunitário e uma recepcionista 8h por dia no Programa de Saúde da Família (PSF) e um farmacêutico 8h por dia, de segunda a sexta.

Além disso, está em processo de licitação a compra de 12 ambulâncias para o Município, das quais uma será vinculada ao distrito, e a contratação de mais um médico para o local, através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, pelo qual Ouro Preto irá contratar mais cinco profissionais.

Segundo o prefeito José Leandro Filho, algumas das demandas não cabem resolução ao Município, como o preço das passagens intermunicipais, que é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). “Está tudo correndo muito bem, nós estamos cumprindo o que prometemos e a comunidade vai ser atendida. Nós pedimos que a população entenda que muitas das questões não estão afeitas e relacionadas ao município, como ficou também esclarecido pelo promotor durante a reunião”, explica o prefeito.

Há pouco menos de um mês o prefeito realizou duas reuniões com os manifestantes de Antônio Pereira. Uma no próprio distrito, com toda a comunidade, e uma na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em que os manifestantes foram representados por uma comissão.

“Nós estamos fazendo melhorias para as necessidades de Antônio Pereira desde janeiro, pois o distrito está realmente precisando da presença da Prefeitura. Tanto é verdade que hoje a licitação da policlínica já está pronta e vamos poder começar as obras agora em agosto”, lembra o prefeito.

Dentre as reivindicações dos manifestantes também estão investimentos em áreas esportivas e de lazer no distrito, principalmente por parte das mineradoras Samarco e Vale. A Prefeitura de Ouro Preto também irá auxiliar nesse campo, com a construção de um ginásio coberto no local onde está localizada a quadra e um repasse de verba para ajudar no término da construção da sede da sociedade musical Nossa Senhora da Lapa.

Outra demanda é relacionada ao saneamento básico e construção de casas no Loteamento Novo. O secretário de Governo, Wanderlei Rossi Kuruzu, lembra que o processo burocrático é demorado, mas que já está em andamento e em dois meses os trabalhos para melhoria do bairro serão iniciados.

Para aproximar ainda mais a população de Antônio Pereira e a sede, também, está previsto a criação de uma administração regionalizada no distrito, a qual terá um administrador municipal que será a referência do Executivo na comunidade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook