Prefeitura de Ouro Preto e DER recuperam ponte da Estrada Real

Ouro Preto,
09 de Fevereiro de 2012

Com o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários, a terceira ponte do complexo de pontes da Rancharia, que faz parte do roteiro turístico da Estrada Real, teve sua lateral restaurada. A estrutura, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentava uma falha de 15 metros no guarda-corpo da ponte, ocasionada por desgaste do tempo e de uso.

Edniz José Reis, responsável pela recuperação e limpeza do local, comentou que a ponte do século XIX foi revitalizada com pedras que foram retiradas da região, de acordo com os métodos de cantaria (técnica de cortar e preparar rochas para a construção). O local da obra também foi limpo, o que melhorou o aspecto geral da ponte.

O prefeito Angelo Oswaldo disse que a recuperação das pontes antigas em Ouro Preto resgata importante testemunho e grande atrativo turístico da cidade. Ele ainda comentou que a ponte Ana de Sá, em Soares, é meta para a Prefeitura.

Segundo Maria Cristina Cairo, assessora especial de Patrimônio e Urbanismo, as pontes foram analisadas e foi constatado que ambas estão com a estrutura geral desgastada devido o longo tempo de uso. O platô de madeira está remendado e as estruturas de metal das plataformas precisam de reparos. Os recursos para a obra já foram captados e os detalhes finais estão sendo acertados para que obra comece o mais cedo possível.

A obra da ponte três do complexo de pontes Rancharia é uma realização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Ponte Nova em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. Em 39 dias de obras, o recurso empregado na revitalização é da ordem de nove mil reais.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook