Prefeitura de Ouro Preto e Nucát UNESCO abrem temporada de Cursos de Capacitação

Ouro Preto,
04 de Agosto de 2013

Foram iniciadas na segunda-feira (29), as aulas dos Cursos de Recepcionista e Camareira nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto da Cruz e Cachoeira do Campo.

Nesta primeira etapa, serão capacitadas 30 mulheres selecionadas entre as 120 inscrições realizadas na semana passada. Aquelas que não foram convocadas poderão ser chamadas para novas edições destes e de outros cursos previstos para acontecerem ainda este ano.

O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ouro Preto e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento (NuCat). Os cursos são gratuitos e todo material didático é fornecido pelos organizadores.

A Secretária Regina Braga e a Coordenadora da Cátedra UNESCO, Vera Guarda, participaram da aula inaugural no CRAS Alto da Cruz, e conversaram com as alunas sobre a importância da qualificação para inserção no mercado de trabalho.

Os cursos contam com a orientação e acompanhamento da Professora Kerley Alves, do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, e também das equipes e coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social Fátima Baudson e Vanessa Gonçalves. A produção e supervisão é do jornalista e gestor de Projetos Victor Stutz, que assumiu recentemente a missão de potencializar programas e ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania da Prefeitura de Ouro Preto.

Dentre os diversos temas que serão desenvolvidos nesses dois primeiros cursos, destacam-se conceitos básicos de turismo e hotelaria, termos técnicos e cotidiano, processos de hospedagem, contabilidade da recepção, rouparia, higiene e limpeza dos ambientes, preenchimento de relatórios, noções básicas de inglês e vários outros assuntos específicos das funções de recepcionista e camareira.

Os cursos seguem até o dia 6 de setembro e as duas turmas, em seguida, participarão de um estágio supervisionado na rede hoteleira, com 120 horas de duração.

As alunas que preencherem satisfatoriamente as metas estabelecidas receberão certificados do Nucát UNESCO.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook