Prefeitura de Ouro Preto firma parceria com IGEO para prevenção de desastres naturais

Ouro Preto,
23 de Dezembro de 2013

Foram investidos cerca de R60 mil para estudos e ações de prevenção de desastres naturais no Município

Ouro Preto acaba de ganhar mais um aliado para prevenção de desastres naturais. Nesta quarta-feira (19) em evento realizado na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o prefeito José Leandro Filho assinou um contrato com o Instituto Geotécnico (IGEO) para elaboração de estudos e realização de ações preventivas no Município.

Para o idealizador do Instituto, professor Romero César Gomes, esta é uma parceria esperada há anos e enfim realizada pela atual administração. “Desde novembro de 2011, quando entregamos a Carta Geotécnica, estamos em contato com o poder público municipal para realizar esse trabalho em conjunto”, explica. Segundo o professor, esta é uma atitude pró-ativa para reduzir os riscos dentro da cidade de Ouro Preto.

A partir de agora, especialistas de engenharia civil e de geologia do IGEO irão estudar todos os locais de maior risco detectados pela Carta Geotécnica, realizando vistorias, inspeções, implantação de instrumentos de monitoramento e prevenção, dentre outras ações. Essas ações irão possibilitar o estudo preventivo das áreas, evitando escorregamentos e problemas futuros. O IGEO atuará em parceria com a Prefeitura, principalmente por meio das Secretarias de Obras e de Defesa Social.

O prefeito José Leandro comemora. “Vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas melhorando a segurança da moradia. É uma oportunidade que eu tenho, como prefeito, de proporcionar esse beneficio para a população de Ouro Preto”.

As ações terão início imediato. Além disso, já está previsto para a segunda semana de janeiro a implantação de mais 40 inclinômetros na sede. A ferramenta permite monitorar deslocamentos de terra em profundidade, a fim de prevenir a população quanto a possíveis deslizamentos.

Ações da Prefeitura

Recentemente a Prefeitura instalou 35 pluviômetros no Município. Os equipamentos medem a quantidade de chuva, em milímetros, em um determinado tempo e espaço, e enviam os dados para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEM). O Município foi o primeiro em Minas Gerais a receber a instalação de pluviômetros automáticos e semi-automático fornecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No ano passado foi instalado na cidade o Sistema de Alerta Meteorológico. Atualizado diariamente, a ferramenta serve como auxílio para alertar a população sobre o nível de chuva e riscos de deslizamentos. A Secretaria de Obras realiza desde o início do ano várias obras na área de contenções, saneamento urbano e drenagem pluvial, como construção de bocas de lobo, novas redes pluviais, grelhas e bueiros, muros de contenção e reparo em leitos de rios. Além disso, foram feitas pavimentação e calçamento em diversas ruas, além da manutenção em estradas vicinais.

O IGEO

O Instituto Geotécnico (IGEO) foi fundado em março de 2013, como órgão consultivo técnico. Visa a gestão de risco associado a processos de movimentação gravitacional de massa. Subsidiado pela Fonntes Geotécnica e com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto, o IGEO é responsável pela gestão e atualização da Carta Geográfica da cidade de Ouro Preto.

Carta Geotécnica

A Carta Geotécnica é o mapeamento de uma área com informações sobre seus aspectos geológicos e geomorfológicos. É o resultado de estudos que aponta o nível de risco de desastres naturais e dessa forma avalia os locais mais e menos propícios para ocupação urbana.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook