Prefeitura de Ouro Preto inaugura Unidade Odontológica de Cachoeira do Campo

Ouro Preto,
17 de Dezembro de 2011

Serviço de saúde bucal já atua no local e realiza em média 90 atendimentos diários

Clínica dentária, limpeza, implantação de próteses, periodontia, cirurgia e endodontia (tratamento de canal). Todos esses serviços são oferecidos gratuitamente na Unidade Odontológica de Cachoeira do Campo, cujas instalações foram inauguradas na última terça-feira (13). O núcleo, que antes ocupava a UPA Policlínica do distrito, agora recebeu um novo prédio com espaço próprio.

Em funcionamento desde o dia 22 de setembro, são realizados em média 90 atendimentos por dia (de segunda a sexta-feira), totalizando aproximadamente 1800 procedimentos mensais. De acordo a gerente da Unidade, Silvana Fiorante Braga Barros, para atender a nova demanda, a equipe de profissionais foi ampliada e, agora, é composta por nove dentistas, uma técnica de saúde bucal, quatro atendentes de saúde bucal e duas recepcionistas.

O vice-prefeito Dr. Dimas Dutra afirmou que a Unidade Odontológica conta com equipamentos e materiais modernos e um espaço adequado e bem construído. Ele acrescentou que o empenho e a capacitação técnica desse quadro de funcionários humanizam e dão mais qualidade ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) aos cidadãos.

O secretário de Saúde, Ariosvaldo Figueiredo, explicou que anteriormente “as instalações não eram totalmente adequadas ao atendimento odontológico. Agora, os funcionários e os usuários da saúde bucal têm um espaço exclusivamente deles. Por outro lado, a Unidade de Pronto Atendimento de Cachoeira do Campo também ganhou uma área física importante que estamos utilizando para a ampliação da UPA”.

O casal Márcio Roberto Gonçalves de Oliveira e Lenir Fernandes de Oliveira ficou admirado com o espaço e disse estar muito satisfeito com esse importante serviço de saúde para Cachoeira do Campo. O vereador Júlio Pimenta concordou: “Uma bela instalação com todos os equipamentos necessários para o pronto atendimento dentário. Uma obra exemplar da Prefeitura, modelo inclusive para outras cidades. Vai ser de grande utilidade para o povo de Cachoeira e distritos vizinhos”.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, é mais uma avançada unidade de saúde que a Prefeitura de Ouro Preto oferece à população. “Um prédio confortável dedicado exclusivamente à saúde bucal dos moradores de Cachoeira do Campo e região, que contará com equipamentos modernos e uma eficiente equipe de dentistas para atendê-la de forma gratuita”, apontou.

Angelo também destaca os avanços realizados no setor odontológico no município. Ouro Preto é hoje referência no atendimento público do Serviço de Saúde Bucal. Além da Unidade de Cachoeira do Campo, o município possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Padre Faria, a Unidade Odontológica Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Cristóvão (ambos na sede), o atendimento dentário oferecido em postos de saúde de diversos distritos ouro-pretanos, como Santa Rita e Antônio Pereira. A Prefeitura oferece, ainda, apoio completo à Fundação Sorria, iniciativa voltada ao sorrido das crianças.

“Tudo o que é bem planejado, é bem executado. Um exemplo é essa clínica muito bem montada e estruturada em Cachoeira do Campo. Estamos vendo os avanços que a odontologia tem feito no município. Estamos produzindo milhares de sorrisos saudáveis na população de Ouro Preto”, assinalou Aluísio Drummond, presidente da Fundação Sorria.

Para a Unidade Odontológica de Cachoeira do Campo, o agendamento de consultas deve ser feito com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da região, que repassam a demanda para o Serviço de Odontologia. Já para o atendimento de emergência, a pessoa pode procurar diretamente a Unidade que funciona em prédio anexo à UPA, localizada à rua Cumbi, km12. Mais informações pelo telefone 3553-2156.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook