Prefeitura de Ouro Preto se mobiliza para controlar os danos causados pela chuva

Ouro Preto,
05 de Dezembro de 2011

As fortes chuvas que atingiram Ouro Preto no último fim de semana provocaram deslizamentos em diversos pontos do município e invadiram casas nos bairros Taquaral e Morro Santana. Nos dias 25, 26 e 27, a precipitação foi de 201mm³, praticamente o esperado para todo o mês de novembro, que era de 210mm³. A Prefeitura estava preparada e prontamente mobilizou suas equipes para minimizar os danos e evitar a ocorrência de tragédias.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) atendeu a 38 ocorrências, sendo 34 referentes a deslizamentos. Quatro famílias foram removidas de suas casas devido ao risco de desabamento, sendo uma no bairro Cabeças, duas no Santa Cruz e uma no Morro Santana. Também foi feita a remoção preventiva de três famílias que moram próximas ao rio no distrito de Antônio Pereira. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania está auxiliando no acolhimento dessas pessoas.

Nessa segunda-feira (28), o prefeito em exercício, Dr. Dimas Dutra, se reuniu com o Semae, Comdec, Secretarias de Governo, Obras e Serviços Urbanos e de Assistência Social e Cidadania para traçar estratégias a fim de reduzir os prejuízos e preservar a vida da população.

“Felizmente, não tivemos nenhuma vítima. A ação mostrou como a Prefeitura está preparada para esse tipo de intempérie. Existe um preventivo na Prefeitura para atuar em momentos críticos como esse. Sabemos que dezembro também é um mês de muita chuva e podem ocorrer mais transtornos, mas a Defesa Civil está capacitada para agir de forma rápida e imediata nesse tipo de situação com a importante ajuda do Corpo de Bombeiros”, avalia Dr. Dimas.

Em alguns locais, as redes de esgoto estavam com muito entulho. A equipe do Departamento de Limpeza encontrou inclusive uma porta de carro e uma janela nas galerias pluviais. Dr. Dimas fez um apelo à comunidade ouro-pretana para que se conscientize e não jogue lixo em lugares inadequados, como córregos e bueiros.

O diretor de Limpeza Urbana, Neri Moutinho, garantiu que a equipe da Prefeitura está percorrendo as ruas da cidade para vistoriar a situação e limpar os bueiros para que a água possa fluir e evitar desabamentos. O secretário de Obras, Paulo Morais, completou que a secretaria está dando total apoio ao trabalho da Defesa Civil, além do serviço de prevenção, auxilia as famílias na limpeza dos locais e dos danos provocados pelos deslizamentos e inundações. “Estamos com o apoio do corpo técnico da Secretaria de Obras, engenheiros e técnicos, além de maquinário e mão de obra à disposição para esse tipo de ajuda em caso de emergência”.

Para solicitar os serviços de contingenciamento para o período de chuvas, o telefone da Comdec é 199 e o do Corpo de Bombeiros é 193.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook