Prefeitura de Ouro Preto trabalha diretamente no controle de danos causados pelas chuvas

Ouro Preto,
17 de Dezembro de 2011

Em um dia, choveu praticamente o esperado para todo o mês de dezembro

As equipes da Prefeitura de Ouro Preto estão atuantes e atentas quanto aos estragos provocados pelo excesso de chuva que atingem a cidade. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), desde às 20h da quarta-feira (14) até o início da noite de quinta-feira (15), a precipitação foi de aproximadamente 160mm, sendo que o esperado para todo o mês de dezembro era cerca de 200mm.

Graças ao plano de contingenciamento para o período das chuvas, desenvolvido por diversos setores da Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil, prontamente foram mobilizadas para minimizar os danos e evitar a ocorrência de tragédias. O prefeito Angelo Oswaldo e o seu secretariado têm acompanhado de perto a situação.

Foram atendidas 35 ocorrências pelas equipes da Comdec e do Departamento de Limpeza e Serviços Urbanos da Prefeitura. Ocorreu o desabamento de seis residências, sendo três no bairro Alto da Cruz, uma no Nossa Senhora do Carmo (Pocinho), uma no Antônio Dias e a outra no Morro Santana. Não houve vítimas. Também está sendo feita a remoção preventiva de moradores de áreas consideradas de risco, como Alto da Cruz, Taquaral e São Francisco.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania auxilia no acolhimento dessas pessoas. As famílias estão sendo encaminhadas temporariamente para casas de amigos e familiares ou para o abrigo mantido pela Prefeitura (localizado no bairro Piedade). “A nossa primeira ação é preservar a vida”, garante o secretário de Assistência Social, Paulo Xavier (Pilita).

Aconteceram também deslizamentos em vários pontos da cidade que estão sendo monitorados pela Defesa Civil, Secretaria de Obras. De acordo com o diretor de Limpeza Urbana, Neri Moutinho, na região conhecida como Caminho da Fábrica, o acesso está interrompido, não é possível fazer a limpeza no momento, pois continua chovendo. Ele estima que, do local, devem ser retirados cerca de 50 caminhões de terra para desobstruir a via.

Outro local que sofreu dano considerável foi uma encosta do Morro da Forca nos fundos da Secretaria Municipal de Agropecuária e do Supermercado Varejão da Estação. Esses imóveis e outros pontos comerciais ao redor foram interditados preventivamente até a próxima segunda-feira pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

É importante ressaltar que a Administração Municipal está atenta e empenhada na prevenção e no controle dos danos causados pelas fortes chuvas. Equipes da Comdec, das Secretarias de Governo, de Obras e Serviços Urbanos e de Assistência Social e Cidadania, da Guarda Municipal e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) estão trabalhando constantemente nas áreas mais atingidas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Roberto Antônio Gomes, a chuva deve continuar nos próximos dias. Ele alerta que os moradores de áreas de risco devem ficar atentos ao possível aparecimento de rachaduras nas paredes e no chão ou trincas em barrancos próximos e entrarem em contato imediatamente com a Coordenadoria, que examinará a casa e a área ao redor. Em caso de emergência, o telefone da Comdec é 199 e o do Corpo de Bombeiros é 193.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook