Prefeitura de Ouro Preto trabalha na qualificação dos servidores

Ouro Preto,
20 de Abril de 2012

A Prefeitura de Ouro Preto vem buscando aprimorar os serviços prestados à população em todos os setores da Administração Pública. Para isso, vários cursos de capacitação e qualificação já foram realizados e continuam à disposição dos servidores.

Um exemplo dessse aprimoramento é a Casa do Professor. Criada em 2006 e ligada à Secretaria de Educação, oferece diversos serviços de aperfeiçoamento tanto para profissionais da Educação, como para demais servidores da Prefeitura.

Dividida em núcleos, a Casa do Professor trabalha com a tecnologia educacional, atua na formação continuada dos professores e gerenciamento de projetos relativos à Educação no Município.

O Núcleo de Apoio aos Professores (NAP) realiza atividades de qualificação e aprimoramento, constituindo-se em um centro de qualificação do educador. A Casa do Professor disponibiliza suas instalações para encontros pedagógicos, grupos de estudos e reuniões, além de apresentar diversos cursos de aprimoramento.

Dentre os cursos oferecidos estão o de Educação Inclusiva e Assistiva, Produção de Textos, Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos e Ensinando e Aprendendo Matemática.

Já o Núcleo de Apoio às Artes e Cultura (Naac) tem como objetivo dar suporte pedagógico, material e didático ao professor que deseja trabalhar com quaisquer manifestações escolares que sejam uma expressão da cultura.O Naac também desenvolve projetos como o de Educação Patrimonial, ajuda na confecção de material didático e pedagógico sobre a cultura popular e apoia festas e representações escolares, além de efetuar empréstimo de vestuário teatral.

Outro segmento, o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico coordena a implantação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede municipal de ensino. Ele também é responsável pela elaboração e desenvolvimento de projetos relativos à inserção desses sistemas.

Conhecido por vários servidores do Município, o Núcleo de Idiomas da Secretaria de Educação (Nise) organiza e coordena as atividades de idiomas oferecidas para os servidores. Dentre os cursos de língua, são oferecidos o inglês, francês, espanhol e libras, linguagem de sinais utilizada por deficientes auditivos.

A Casa do Professor também trabalha com a Ufop e a Fundação Gorceix. A parceria disponibiliza, anualmente, 250 vagas no Pré-técnico e no Pré-Vestibular Humanista, que possibilita o acesso gratuito ao estudo para jovens que desejam uma carreira técnica ou superior.

Criado em parceira com a Universidade Aberta do Brasil, o Polo UAB Ouro Preto disponibiliza cursos de aperfeiçoamento, especialização e graduação, oferecidos pelas universidades parceiras. Dentre elas estão a Ufop e as federais de Juiz de Fora, São João del-Rei e a Fluminense.

Outra atividade desenvolvida em parceria é a Sala Futura que leva conhecimento e aprendizagem, utilizando a TV, o vídeo e o DVD. Esse espaço expande o acesso aos programas do canal Futura, no intuito de capacitar os educadores ou desenvolver trabalhos com os alunos.

A Casa do Professor também oferece acesso a uma biblioteca, com acervo de 4000 exemplares disponíveis para consultas e empréstimos, e à sala de estudos, com capacidade para 20 pessoas, além de computadores ligados à internet com plataforma Linux.

O servidor que desejar aprimorar suas qualificações, deve ficar atento para a abertura do curso em sua área. Mais informações sobre a Casa do Professor por meio do telefone (31) 3559-3559.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook