Prefeitura e Iphan restauram Casa de Pedra em Amarantina

Ouro Preto,
01 de Dezembro de 2012

A Casa Bandeirista de Amarantina, conhecida também como Casa de Pedra, passa por intensa reforma em busca do resgate de mais um importante bem patrimonial do distrito e de Ouro Preto. O local será transformado em indutor turístico e cultural, com espaços de lazer para crianças e adultos. O Centro de Convivência Social, no anexo da Casa de Pedra, já está com as obras bastante adiantadas.

A intervenção foi possível devido à ação conjunta entre a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sendo, aproximadamente, R$ 1,5 milhão investido.

A base e a alvenaria no anexo já estão construídas. A obra passa agora para a instalação da parte hidráulica da edificação e construção do telhado. A pesquisa arqueológica da Casa também começa nos próximos dias, quando serão averiguados resquícios da importância histórica do local, que hoje se encontra em ruínas. As plantas que compõem o paisagismo da Casa, e que foram doadas pela comunidade, estão sendo retiradas para ornamentar outros locais.

Marco da presença dos primeiros bandeirantes que chegaram no distrito de Amarantina, em fins do Século XVII, a Casa Bandeirista é considerada por muitos historiadores como um dos mais importantes monumentos históricos de Ouro Preto. Segundo o secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto, Gabriel Simões Gobbi, o projeto foi elaborado respeitando as características físicas da antiga casa e buscando itens que remetessem aos poucos registros de cobertura existentes no processo de tombamento do Iphan, realizado em 1965. As obras de restauração e construção do anexo tiveram início em setembro deste ano.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook