Prefeitura e UFOP vão mapear construções no Alto do Rosário

Mariana,
09 de Junho de 2013

Parceria entre a Prefeitura de Mariana e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o programa “Nosso bairro, nossa casa” inicia o processo de cadastramento de obras no bairro Alto do Rosário. A primeira reunião foi realizada no dia 29 de maio, na Prefeitura. O mapeamento tem como objetivo identificar a situação das construções da área.

Ao oficializar a parceria, foi apresentado pelos representantes da prefeitura, um levantamento sobre a situação das construções, como número de andares, acabamentos externos, segurança do terreno, dentre outros. Além do questionário de cadastramento a ser aplicado no bairro. O procurador geral do município, advogado José Celso dos Santos, reforçou o interesse da atual administração neste trabalho integrado à UFOP, ressaltando a necessidade de formalizá-lo institucionalmente.

Na reunião foi discutida a composição do questionário, que ganhará novos quesitos. O professor e coordenador do Neaspoc (Núcleo de Estudos Aplicados e Socio-políticos Comparados), Adriano Cerqueira, prevê a possibilidade de aplicar o questionário ainda em junho, dependendo da disponibilização de bolsas pela PROEX/UFOP.

Participaram da reunião os professores da UFOP Adriano Cerqueira (Neaspoc), Monique Sanches (Arquitetura), e Flávio Andrade (PROEX); pela Associação dos Moradores do Alto do Rosário, Kátia e Andréia (presidente e vice); pela Prefeitura, Sabeline e equipe, o procurador da Prefeitura, José Celso dos Santos, e o representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jamilson da Silva. De acordo com o desenvolvimento das ações do programa “Nosso bairro, nossa casa”, uma nova reunião geral será agendada.

Prefeitura planeja ações contra construção irregulares

Áreas urbanas onde há invasão de propriedades serão monitoradas por uma comissão responsável por fiscalizar, acompanhar e criar alternativas para resolver o problema, conforme definiu o prefeito Celso Cota em reunião na segunda-feira (28). De acordo com Celso, uma comissão “vai estabelecer procedimentos para fiscalização dos locais que estão sendo invadidos e para isso, as equipes atuarão em conjunto”.

Fazem parte da comissão, representantes da Fiscalização de Obras e Posturas, da Secretaria Adjunta de Serviços Urbanos (SASU), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Defesa Social, da Secretaria de Obras e da Procuradoria Geral, que estiveram na reunião junto ao prefeito e ao vice-prefeito Duarte Júnior.

Foram criados planos de trabalho e definidas as equipes de demolição e acompanhamento para retirada das famílias. A comissão também reforçou a importância da fiscalização continuada para evitar novas invasões. Toda semana, a equipe se reúne para planejar ações e acompanhar os processos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook