Prefeitura implanta EJA no sub-distrito de Maracujá

Ouro Preto,
05 de Agosto de 2014

Duas turmas do curso de Educação de Jovens e Adultos foram formadas na Escola Municipal Ana Pereira de Lima

Na terça-feira (29) a Escola Municipal Ana Pereira de Lima, no sub-distrito de Maracujá, em Amarantina, recebeu os alunos das primeiras turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma aula inaugural. Foram matriculados 22 alunos distribuídos em duas turmas no período noturno. O curso é uma ação da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Educação, e já se encontra regularizado na Secretaria de Estado de Minas Gerais.

As aulas serão ministradas pela professora Wanda Gonçalves Martins que se sente ansiosa e entusiasmada para o início do curso: “Minhas expectativas são as melhores para iniciar junto com eles este trabalho importante, valorizar o conhecimento dessa comunidade que tem uma bagagem muito boa e produzir uma educação de qualidade”. Wanda já trabalhou dois anos e meio como coordenadora da Escola Municipal Padre Antônio Pedrosa, no sub-distrito de Coelhos, e afirma ter percebido a precisão de turmas do EJA na região, “eu via a necessidade de se implantar este tipo de ensino aqui, pois são pessoas com muita força de vontade para o aprendizado”, relata.

O líder comunitário e agora também aluno do curso, José Ferreira Duarte, conhecido como Deda, fez o intermédio entre a Secretaria de Educação e a comunidade durante o processo de solicitação e implantação. Deda se diz orgulhoso com a conquista: “a sensação hoje é inexplicável. Estou muito feliz com este curso que irá beneficiar a mim e a comunidade”, comemora.

O curso terá duração de 3 meses e inicia no dia 28 de agosto. Segundo o secretário de Educação, José César de Sousa, esta foi uma demanda da própria comunidade e completa: “essa é a nossa função, realizar pequenas ações, mas que são muito importantes para a educação. Hoje nós entendemos que a independência educacional, de forma que a pessoa tenha condições de fazer sua própria leitura e escrita não precisando que outros a auxiliem, é essencial. Vimos nos semblantes dos alunos uma felicidade muito grande de poderem contar com essa oportunidade”, afirma.

Durante o evento foi realizada a primeira chamada do curso, registrando a presença da grande maioria dos alunos. Além disso, estes alunos saíram com o Kit Escolar e os uniformes, iguais aos dos demais alunos da rede municipal.

A aula inaugural contou também com a presença da diretora de ensino, Maria Augusta de Carvalho Magalhães, da coordenadora da escola, Lúcia Aparecida Gonçalves, e da vereadora Solange Pereira.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook