Prefeitura inaugura escola em Santa Rita

Ouro Preto,
11 de Dezembro de 2014

Cerimônia de entrega do prédio da Escola Municipal Maria Leandra – Dona Cota acontece amanhã, sexta-feira, às 15h

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio das secretarias de Educação e de Obras e Urbanismo, inaugura amanhã, sexta-feira (12) uma nova escola no Município. A cerimônia de entrega do prédio da Escola Municipal Maria Leandra – Dona Cota acontece às 15 horas na Estrada de Bandeiras, s/n, em Santa Rita de Ouro Preto.

Com estrutura e mobiliário novos, a escola foi construída para atender aos alunos da área urbana e também região. Já no segundo semestre deste ano, cerca de 150 estudantes das escolas de Bandeiras e Canavial foram realocados para as novas instalações. O transporte diário é realizado pela Prefeitura. A E.M. Maria Leandra atende a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com a nova instituição, a sede do distrito de Santa Rita de Ouro Preto passa a atender aos estudantes da rede pública de ensino desde a pré-escola até o Ensino Médio, contando com uma creche, uma escola municipal e uma estadual.

Dona Cota – a primeira Normalista de Santa Rita

Mulher de personalidade firme, mas de um coração engrandecedor, Maria Leandra Rodrigues de Oliveira, chamada carinhosamente por todos de Dona Cota, nasceu em 27 de abril de 1924 (registrada somente no dia 04 de novembro de 1924), na localidade de Ouro Preto. Estudou o colegial em Ouro Preto e no internato do colégio Providência, em Mariana, o primeiro do Estado de Minas na formação completa de Normalistas, formando junto com a primeira turma do curso, em 1942. Foi, também, com muito orgulho, a primeira normalista de Santa Rita. Outras professoras também lecionaram naquela época, mas nenhuma tinha o título de normalista.

Aos 26 anos de idade, casou se com Felipe Evangelista de Oliveira no de 28 de maio 1950 e teve 12 filhos (11 biológicos e 1 adotivo).

Durante muito tempo, morou na escola onde lecionava, numa casinha adjunta chamada casa do professor, o que tornava relação “escola e lar” o mundo de Dona Cota. Sua vida foi sempre marcada pela luta, perseverança e muita fé. Na década de 1960 aposentou-se das atividades escolares, ficando mais disponível para continuar criando sua família. Faleceu no dia 11 de fevereiro de 2008 aos 83 anos.

Prefeitura inaugura escola em Santa Rita - Foto de Roberto RibeiroPrefeitura inaugura escola em Santa Rita - Foto de Roberto Ribeiro
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook