Prefeitura incentiva visitação de minas em Ouro Preto

Ouro Preto,
08 de Julho de 2015

Secretário Felipe Vecchia já visitou as minas Du Veloso e do Jeje para avaliar a infraestrutura dos locais

Você já se imaginou entrando 100 metros para dentro de uma montanha? É um passeio que mistura história, cultura e aventura. Aprender sobre ditos populares, extração do ouro, engenharia e até mesmo seleção genética. A princípio, pode parecer estranho tudo isto pode acontecer ao se visitar uma mina de ouro em Ouro Preto.

Nas palavras do guia Deivid Edson da Silva, “as visitas são um passeio 'feio', mas que justificam todo o ouro que está lá fora, nos casarões e igrejas. Tudo começa aqui”. Ao utilizar a palavra “feio”, Deivid refere-se à sensação de retorno ao passado, analisando as circunstâncias em que foram construídas as minas e ao sofrimento pela exploração do trabalho dos escravos. Junto com Gustavo Barbosa, ele é hoje o administrador da Mina do Jeje, no Alto da Cruz, uma das cinco abertas à visitação das mais de 300 que existem no Município.

Na tarde desta terça-feira, 30 de junho, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia Guerra, e técnicos da Secretaria visitaram a Mina para conhecer mais sobre a infraestrutura oferecida. “Nossa intenção é fomentar a visitação às minas com a divulgação desses locais nas principais feiras de turismo das quais participamos”, explica o secretário.

Para isso, além da criação de site e divulgação aos turistas, será produzido um vídeo com depoimentos de pessoas ligadas à atividade e imagens impressionantes de locais pouco acessíveis nas minas - como o poço formado na parte interna da Mina do Jeje, onde só se chega atravessando fendas estreitas na rocha. A produção está a cargo do documentarista Marcelo Nicolato, e deve ficar pronto para apresentação na maior Feira de Turismo de Negócios de Minas Gerais, a ser realizada em outubro em Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook