Prefeitura realiza reforma em três Unidades Básicas de Saúde de Itabirito

Itabirito,
13 de Outubro de 2013

Três Unidades Básicas de Saúde (Nossa Senhora de Fátima, Vila Gonçalo e São José) de Itabirito estão sendo reformadas pela Prefeitura. O valor de R$ 203.901.094 foi doado pelo Ministério da Saúde. Por alguma razão, a administração passada da Prefeitura de Itabirito não usou a verba para as reformas, que estava disponível desde 2011. “Se nós não a usássemos até agosto, iríamos perdê-la”, disse o secretário de Saúde da Prefeitura, Wolney de Oliveira.

As obras têm a intenção de adequar as unidades aos critérios do Ministério da Saúde. “Os resultados serão um atendimento mais humanizado, mais qualidade, mais respeito aos usuários e aos funcionários”, disse o gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Gonçalo, o enfermeiro Adilson Viana.

As obras nas UBS de Itabirito

Na UBS Nossa Senhora de Fátima, o prédio foi pintado, foram fechados os espaços nos telhados que serviam de abrigo para pombos, modificados vários consultórios (com a colocação de bancadas e ampliação) reformada a sala de curativo (as paredes agora são laváveis e haverá uma bancada para higienização) construída uma nova sala de espera no andar de baixo e uma nova sala de vacina. A escadaria foi melhorada com a colocação de corrimão e piso antiderrapante. Na UBS da Vila Gonçalo, foram feitas reformas na sala de curativo, ampliação da sala de odontologia, colocação de corrimão na escadaria, construção de uma nova sala de vacina, e nova sala de acolhimento (local em que o enfermeiro faz a triagem dos pacientes a serem atendidos) todo o prédio foi pintado e foram realizados consertos no telhado.

Na UBS do São José, o elevador (que foi abandonado pela administração passada da Prefeitura) voltou a funcionar, trazendo uma comodidade para os pacientes com dificuldade de locomoção, os guichês da recepção agora possuem mais acessibilidade (o que facilita o acesso principalmente para o cadeirante) foi construída nova sala de acolhimento, uma nova sala de vacina e a construção e reforço das barras de segurança da passarela. Um banheiro também foi construído na sala de observação.

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde da Prefeitura de Itabirito, Wolney de Oliveira, essas obras são fundamentais para provar que há preocupações e investimentos na infraestrutura do sistema público do setor. “O objetivo da rede SUS não é só trazer mais médicos, mas também oferecer boas condições de trabalho e de atendimento”, disse.

Parte das obras já está pronta. Contudo, todas as unidades ainda estão sendo reformadas. A exceção é a UBS do Santa Rita porque o prédio dessa unidade é alugado e o Ministério da Saúde só permite que esse tipo de benefício seja feito em prédios públicos próprios.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook