Prêmio contribui para o incremento do turismo em Mariana

Mariana,
12 de Fevereiro de 2012

Praça Minas Gerais é eleita entre as sete maravilhas da Estrada Real

Eleita na segunda-feira, 30, pelo Instituto Estrada Real (IER) durante votação popular, como uma das “7 maravilhas da Estrada Real”, a Praça Minas Gerais lançou Mariana numa nova fase de valorização de suas riquezas históricas e culturais, com o possível aumento do fluxo turístico na cidade, haja vista que o concurso teve repercussão internacional. Mais de 40 mil pessoas participaram da votação. A cidade ambiciona colher os frutos do prêmio, por meio de intensa campanha de divulgação, aprimoramento dos equipamentos turísticos e a expectativa de mais recursos financeiros, sobretudo por parte do governo do Estado.

Segundo o coordenador de Turismo de Mariana, Luiz Otávio Trindade (Bizute), a conquista é fruto de uma mobilização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, profissionais vinculados à atividade e a comunidade. “È uma conquista de todos que trabalharam pela eleição da Praça, com uma intensa campanha nas redes sociais, blogs e o apoio fundamental dos guias de turismo, monitores e demais profissionais, permitindo uma adesão expressiva da comunidade. Mariana agora dá um importante passo para a sustentabilidade do turismo”, comemora. As Igrejas do Pilar e São Francisco de Assis, em Ouro Preto, estiveram na lista das 21 atrações finalistas, mas não foram contempladas. “Infelizmente essas atrações de nossa co-irmã Ouro Preto não foram eleitas. Devemos sempre pensar na regionalização do turismo como uma estratégia importante e esperamos que a eleição da Praça Minas Gerais possa contribuir sobremaneira nesse sentido”, diz Bizute.

Para divulgar o monumento como uma das “7 maravilhas da Estrada Real” serão confeccionados 30 mil folders, 2 mil catálogos turísticos, colocação de réplicas do troféu nas principais portas de entrada da cidade, intensificando a divulgação de Mariana em hotéis, imprensa, internet e nos eventos do segmento. A expectativa também gira em torno do aperfeiçoamento dos postos de atendimentos ao turista, organização do receptivo e qualificação dos profissionais. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o governo do Estado priorizará as cidades eleitas para o recebimento de investimentos. “Daremos prioridade a esses destinos de vocação turística e ecológica para investimentos em infraestrutura, como sinalização turística, construção de rodoviárias, qualificação profissional, entre outros”, diz o secretário.

O resultado do concurso que elegeu a Praça Minas Gerais aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Entre os presentes, o secretário de Estado de Turismo, o Presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, o diretor-geral do IER, Baques Vladimir Sanna, e o assessor técnico de Governo de Mariana, Ildeu Alves, que recebeu o prêmio em nome da Prefeita Terezinha Severino Ramos. A votação popular para escolha das 7 maravilhas do circuito Real iniciou-se em setembro de 2011 com o objetivo de divulgar e valorizar os principais pontos nos mais de 1.600 km e 199 municípios da Estrada Real. Mariana concorreu com diversas outras cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Praça Minas Gerais faz parte de um cenário do período barroco em que as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo dividem o espaço com o pelourinho e a antiga Casa da Câmara e Cadeia. Juntos, os monumentos simbolizam o passado religioso e trazem, para a modernidade, um pouco da tradição colonial marianense. A Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro; a gruta da Lapinha, em Lagoa Santa; o Santuário do Caraça, em Catas Altas; o Teatro Municipal, em Sabará; o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, são as outras maravilhas da Estrada Real.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook