Presidente do IPHAN visita Mariana para definir início das obras do PAC

Mariana,
24 de Novembro de 2013

A presidente do IPHAN, Jurema Machado, visitou a cidade de Mariana na quinta-feira (14) e se reuniu com o prefeito Celso Cota e equipe de governo para definir o início das obras do PAC 2 Cidades Históricas. O município é o que receberá o maior volume de investimento, R$ 67 milhões para 15 ações aprovadas.

“Estamos felizes pelo governo federal garantir recurso para que o Brasil possa preservar o patrimônio e, principalmente, por Mariana ter conseguido um valor considerável dentre as cidades brasileiras. Isso é fruto do nosso trabalho, que fizemos no passado, quando o Monumenta BID veio para Mariana. Em 2008, deixamos um grande acervo de projetos que foram apresentados agora e aprovados”, explica Celso.

Na reunião de trabalhos entre a presidente do IPHAN e equipe da Prefeitura de Mariana ficou acertada o início do processo de licitações das primeiras obras. Entre elas, a restauração da Catedral da Sé, o maior projeto de todo o conjunto de ações, que receberá o investimento de R$ 18,5 milhões.

“Nesse caso, o projeto está concluído e a gente inicia os preparativos dos editais para a licitação. É uma obra complexa, vamos ter que acertar com a arquidiocese o fechamento da igreja nos momentos necessários, por se tratar de uma obra que envolve infraestrutura, telhado e elementos artísticos”, disse Jurema.

Há também a expectativa com relação à intervenção na igreja de São Francisco em curto prazo, assim como várias outras obras que têm o projeto semi-acabados. Eu acredito que ainda no primeiro semestre de 2014 estaremos com quatro ou cinco obras iniciadas e diversas outras licitações em curso.

“Inconfidência”

Em sua visita a Mariana, a presidente do IPHAN confirmou que um dos fatores que levaram a cidade a ser contemplada com grande volume de recursos do PAC foi a conjunção de esforços políticos e técnicos, desenvolvidos ao longo das suas gestões passadas (2001-2008) quando foram deixados diversos projetos concluídos. “Agora, reencontramos o prefeito Celso Cota, que é um grande entusiasta da qualificação da cidade por meio da preservação do patrimônio”, disse Jurema.

Outro fator, segundo ela, é a atenção especial da presidente da República, Dilma Rousseff, com a cidade de Mariana. “Posso dizer, sem cometer nenhuma inconfidência, que a presidenta ao receber as primeiras relações de municípios a serem contemplados nos cobrou de imediato a presença de Mariana. A partir daí, vimos que havia uma atenção especial da presidenta com a cidade, certamente por notícia que ela tinha ou alguma história de vida, não sei exatamente, fato é que ela nos recomendou dar atenção especial à cidade de Mariana”, explicou Jurema.

Presidente do IPHAN visita Mariana para definir início das obras do PAC - Foto de Douglas CoutoPresidente do IPHAN visita Mariana para definir início das obras do PAC - Foto de Douglas Couto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook