Prevenção ao diabetes é prioridade em Itabirito

Itabirito,
24 de Novembro de 2013

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção e tratamento da doença e consequentemente evitar complicações mais severas. Em Itabirito, as atividades aconteceram em 12 de novembro, no Centro Hiperdia. Durante todo o dia, profissionais da saúde ministraram palestras e realizaram demonstrações de alimentação saudável e balanceada.

Os pacientes com consulta agendada neste dia puderam participar das atividades. Uma mesa foi montada com diversos produtos usados na nossa alimentação diária, como biscoitos, pães, leites, temperos, entre outros. Ao lado de cada produto foi colado um frasco com toda gordura, açúcar e sal contidos no alimento. O objetivo era que as pessoas tomassem conhecimento do que ingerem. Foi montada também uma outra mesa com frutas, mostrando aos usuários o benefício do consumo deste tipo de alimento.

Para a coordenadora do Centro Hiperdia e Viva Vida, Márcia Gomes Ribeiro, conscientizar os diabéticos e hipertensos e fazer o controle frequente com o especialista pode prolongar a vida das pessoas. “O paciente deve seguir corretamente a dieta, aplicar a insulina, quando for o caso, e tomar a medicação”, explica ela.

Para o vice-prefeito e secretário de saúde, Wolney de Oliveira, mudar o estilo de vida é essencial para o tratamento. “É uma doença que está envolvida diretamente com hábitos alimentares e sedentarismo. O quanto antes acontecer uma mudança desses comportamentos, mais qualidade de vida a pessoa terá”, conclui.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil anualmente. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook