Primeira catedral do interior do Brasil celebra os 300 anos

Mariana,
20 de Outubro de 2013

A cidade de Mariana está em festa, celebrando os 300 anos do início da construção da primeira catedral do interior do País, a basílica de Nossa Senhora da Assunção. Para comemorar esta data marcante uma vasta programação religiosa e cultural será realizada do dia 20 ao dia 27 deste mês, com apoio da Prefeitura de Mariana.

Segundo o padre Nedson Pereira de Assis, a programação religiosa procura valorizar a vida de todos aqueles que durante 300 anos trabalharam em função da catedral desde a sua construção até os dias de hoje na manutenção da evangelização em Mariana. Já a programação cultural, busca ressaltar o valor não somente religioso, mas também histórico e artístico da Catedral, fazendo com que o marianense tenha outro olhar sobre a Igreja que costuma freqüentar.

O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, preside três celebrações durante as comemorações. Na terça-feira (22) ele celebra a missa por todos os bispos que trabalharam na diocese de Mariana. Na quinta-feira (24) acontece a celebração em “Ação de Graças ao tricentenário do início da construção da Catedral da Sé”, com a presença do núncio apostólico (embaixador do Vaticano no Brasil), dom Giovanni D’Aniello. O arcebispo encerra as comemorações no dia 27 com missa campal na Praça da Sé.

Entre as atrações culturais se destaca também a apresentação do Coral Família Alcântara, de João Monlevade, formado por remanescentes de quilombos que vêm homenagear aqueles que, segundo o padre Nedson, realmente foram os construtores da Catedral da Sé: os escravos. “Temos engenheiros da época, os artistas, mas temos os escravos que arrastaram as pedras, que amassaram barro e construíram a taipa, por isso nada melhor que esse grupo venha fazer a apresentação”. O público poderá prestigiar ainda a exposição: “Tesouros da Catedral” no Museu de Arte Sacra, onde serão expostas peças que fazem parte desses 300 anos de Catedral da Sé, assim como a exposição fotográfica: “A Catedral – Trezentos anos comunicando a Imagem do Sagrado”, que apresentará fotos que marcam a história da igreja.

Origem – a construção da atual Catedral da Sé foi iniciada em 1713 logo após a criação da Vila do Carmo, quando foi exigido por parte da Coroa Portuguesa que a Câmara Municipal construísse uma matriz. A escolhida foi a capela de Nossa Senhora da Conceição, que no futuro veio a se tornar a Catedral Basílica de Nossa Senhora de Assunção, com a criação da diocese de Mariana pelo rei de Portugal, Dom João X, em 1747. Assim é criada a primeira diocese do interior do Brasil. Isso só foi possível depois que o rei elevou a Vila do Carmo à categoria de cidade, dando-lhe o nome de Mariana.

A Catedral da Sé tem importância fundamental para a Igreja e para a cultura, no Estado de Minas Gerais, bem como para o Brasil. Sendo a primeira diocese do interior, a Catedral foi responsável pela evangelização adentro do país. Antes as dioceses só eram encontradas no litoral brasileiro. E foi buscando essas como referência que a construção da Igreja da Sé, como é conhecida, se caracterizou pela simplicidade de suas formas, sendo uma singularidade entre as igrejas mineiras.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook