Primeira reunião em agosto tem temas diversos, na Câmara de Itabirito

Itabirito,
12 de Agosto de 2013

Realizada na segunda-feira, 5, a primeira reunião de agosto, da Câmara de Itabirito, teve uma série diversificada de discussões. Entretanto, dois assuntos chamaram atenção: concessão de bolsas de estudo, e a mudança de horário no comércio da cidade.

Bolsas de estudo

O debate sobre a bolsa de estudos se refere ao critério de concessão de bolsas em escolas particulares para estudantes, que estão sob questionamento na Câmara. As críticas foram feitas pela vereadora Rose (PSDC) e Rildox (PT), secundados pelo presidente da casa, Arnaldo (PRTB). A vereadora Rose exemplificou com o caso de uma estudante, órfã de pai e mãe, que não foi contemplada com bolsa. Já segundo o vereador Rildo Xavier, o Rildox, é preciso revisar a concessão de bolsas em instituições particulares, uma vez que essas só deveriam ser oferecidas quando o sistema público não é capaz de atender o estudante. “Em casos específicos, por exemplo, para portadores de necessidades especiais, pode até ser que a rede pública não dê conta de atender, mas nos outros casos, não é função do poder público investir no setor privado de educação, em detrimento da educação pública”. O presidente Arnaldo concordou com o posicionamento, e afirmou que talvez seja hora de colocar “a farra das bolsas em escolas particulares sob discussão”. Atualmente, Itabirito oferece 232 bolsas nessa modalidade.

Comércio funciona em novo horário

Após a divulgação de uma sugestão de novo horário de funcionamento do comércio local, interpretada por muitos como imposição (assunto que já ganhou as páginas de O LIBERAL, na edição 1055) o assuntou esteve em discussão na Câmara também. A mudança, proposta pelo Sincovita (Sindicato do Comércio Varejista de Itabirito) não teria sido comunicada ao Sindeci (Sindicato dos Empregados do Comércio de Itabirito). Segundo o vereador Max Fortes (PSB) “é importante que haja o diálogo entre a CDL, o Sincovita e o Sindeci, com o propósito de em conjunto sugerirem o melhor horário para o comércio de Itabirito, principalmente em datas especiais como o Dia dos Pais, Natal, etc”. O vereador se colocou a disposição para intermediar o diálogo entre as instituições, se preciso. Já o vereador Gilmar Alfenas (PSD) leu carta na qual o Sindeci demonstra sua preocupação pelos direitos dos comerciários da cidade.

Outras questões

A vereadora Rose trouxe algumas denúncias, envolvendo direta e indiretamente a mineradora Vale, atuante na cidade. Segundo Rose, o trânsito pesado e a poeira causada por esse trânsito na altura do posto policial na Serra da Santa (BR-356) está colocando em risco a vida dos que transitam pela região. “Passando um dia por lá, a visibilidade estava comprometida ao ponto de nada se ver” afirmou na tribuna. Rose também denunciou que empreiteiras atuantes na cidade, terceirizadas da Vale, estão negligenciando a população local em suas contratações. “Primeiro foram as mulheres, que não eram contratadas, agora não contratam nem os homens, e estão dando preferência a pessoas de fora. Isso é um absurdo”, reclamou.

Bêbados no necrotério – uma denúncia, também feita pela vereadora Rose, resultou inusitada. Segundo a vereadora, os pacientes etilistas que precisam de atendimento médico, muitas vezes chegando em condições de higiene inexistente à Policlínica Municipal, estão sendo deixados no necrotério. “Eu sei que bêbado é complicado, que tem chulé, que cheira mal, mas largar no necrotério não pode, é desumano”, afirmou a vereadora.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook