Princípio de incêndio em igreja de Ouro Preto quase termina em tragédia

Ouro Preto,
01 de Junho de 2015

Ação rápida de moradores e bombeiros evitaram que as chamas se alastrassem pelo monumento

Fechada desde 2013, devido a sua condição estrutural, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Antônio Dias, foi alvo de um princípio de incêndio na torre direita da igreja na noite da sexta-feira (22). Os vizinhos perceberam a fumaça por volta das 22h e acionaram os Bombeiros Militares, que imediatamente controlaram as chamas e evitaram assim o que poderia ser uma tragédia.

Ao chegar no local os bombeiros tiveram que subir em um andaime, arrombaram uma janela lateral, passaram por dentro do forro e arrombaram uma pequena porta de acesso na nave central. Os militares conseguiram abafar as chamas usando quatro extintores de água.

De acordo com o comodante da 3ª Companhia dos Bombeiros Militares de Ouro Preto, Tenente Márcio Toledo, a suspeita é de que o incêndio teria começado por um ferro de solda que teria sido esquecido ligado sobre uma viga de madeira. Mas somente após o laudo da perícia da Polícia civil será possível confirmar, de fato, a causa do incêndio.

A estrutura da igreja não chegou a ser abalada, pois os militares conseguiram apagar o fogo rapidamente e devido à reação imediata dos vizinhos, as chamas não se alastraram.

A igreja foi construída em 1707, onde foi enterrado o corpo do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e guarda várias obras do artista. Ela está fechada para reformas desde 2013, mas as obras de restauro só tiveram início no mês de fevereiro deste ano.

Princípio de incêndio em igreja de Ouro Preto quase termina em tragédia - Foto de Eliseu DamascenoPrincípio de incêndio em igreja de Ouro Preto quase termina em tragédia - Foto de Eliseu Damasceno
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook