Processo de beatificação de dom Luciano é aberto

Mariana,
25 de Agosto de 2014

No dia 27 de agosto, a Arquidiocese de Mariana inicia o processo de beatificação do arcebispo dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006). A sessão de instalação do Tribunal Eclesiástico acontece às 18h30 na Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Geraldo Lyrio Rocha. O prefeito de Mariana, Celso Cota, o vice Duarte Junior “Du” e demais autoridades também participam da cerimônia.

A abertura da beatificação de dom Luciano foi solicitada ao Vaticano e aprovada pela Congregação para a Causa dos Santos em 13 de maio. “Depois da averiguação feita por parte da Santa Sé, não há nada que impeça, para que se inicie a Causa de Beatificação e Canonização de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, da Companhia de Jesus, Arcebispo de Mariana, falecido em 27 de agosto de 2006”, diz o documento.

Com esta comunicação, a Arquidiocese de Mariana institui o Tribunal Eclesiástico que levará adiante esse tão esperado processo de beatificação e canonização do inesquecível dom Luciano, que recebe o título de “Servo de Deus”. Dom Luciano morreu em 27 de agosto de 2006, em decorrência de falência múltipla de órgãos, após ter dirigido a arquidiocese de Mariana por 18 anos. Ele foi sepultado na cripta dos bispos, na Catedral da Sé, ao lado de dom Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) cujo processo de beatificação já está encerrado.

Processo de beatificação de dom Luciano é aberto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook