Processo para tombamento de Paracatu e Bento Rodrigues é aberto no Compat

Mariana,
06 de Maio de 2016

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (Compat) decidiu, por unanimidade, em reunião extraordinária na quinta-feira (28), iniciar o tombamento de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, comunidades destruída pelo rompimento da barragem de mineração, ocorrido em 5 de novembro de 2015. A medida tem por objetivo preservar a memória das famílias atingidas pelo lamaçal na maior tragédia socioambiental do país, e parte de um patrimônio cultural do século 18.

De acordo com a presidente do conselho, Ana Cristina de Souza Maia, uma das propostas é que a área se transforme no Museu do Território, modalidade já existente em outros municípios mineiros, como Itabira e seus Caminhos Drummondianos. Segundo ela, a próxima etapa é fazer os estudos necessários para embasar o dossiê de tombamento, o que deve levar de seis meses a um ano.

“Durante a elaboração do dossiê é que se vai levantar o que havia lá nessas comunidades, o que restou depois da passagem da lama e o que vai ser delas no futuro. Para isso, vamos precisar da formação de uma equipe multidisciplinar com arqueólogos, museólogos, arquitetos, historiadores, dentre outros. Só depois desse trabalho é que o tombamento é finalizado. É um trabalho árduo, especialmente considerando a quantidade de proprietários de imóveis nos locais”, disse.

A proposta de tombamento foi apresentada na audiência pública, realizada no dia 19 de abril, com a presença dos moradores e de diversas autoridades. “O tombamento confere proteção. Na prática, a partir do momento em que as comunidades sejam tombadas, qualquer obra e ação que vá ocorrer dentro requer expressa anuência do conselho de patrimônio”, explicou a presidente do Compat.

“Foi importante ouvir os moradores e saber o que eles querem que seja feito no Bento e Paracatu, mas é preciso destacar que isto já constava no acordo, e havíamos pedido desde o primeiro momento, que fosse criado um memorial naquele local. Agora é definir se vai ser memorial ou museu e a forma de condução deste trabalho”, disse o prefeito Duarte Junior “Du”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook