Procissão cheia, hotéis baratos e comércio fechado na Semana Santa em Mariana

Mariana,
13 de Abril de 2015

A semana santa de Mariana encantou aos fiéis com uma extensa e diversificada programação. Entretanto, no balanço geral dos comerciantes, a crise econômica do país afetou também o feriado na cidade.

O município marianense é famoso por suas construções barrocas e historicamente importantes. Por isso, o turismo na cidade, principalmente em feriados religiosos como o da páscoa, os hotéis e pousadas da cidade faturavam com as festividades. Nesse ano não seria diferente, moradores e turistas encheram as ruas da cidade em celebração da vida e ressureição de Cristo, como acreditam os católicos. O que não movimentou muito foram os comércios, que em sua maioria fecharam cedo ou estavam vazios.

Lojas, mercados e cafés abandonados. De um lado estão os comerciantes que ressaltam a queda nas vendas nos últimos meses, do outro, os turistas que buscam mais variedades e lugares abertos nos finais de semana. Os primeiros explicam que feriados prolongados nem sempre geram tanto lucro, enquanto os últimos ressaltam as limitações que Mariana oferece, com relação a opções gastronômicas.

Segundo informações do Estado de Minas, alguns hotéis de cidades da região, como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, reduziram em até 30% os valores das diárias, tentando assim atrair novos clientes. O presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Ouro Preto e Região, Otaviano Mendes, lembra que o carnaval não foi tão bom na cidade, o que agrava ainda mais a situação.

Na cidade de Mariana, tradicionais pousadas e hotéis, como o Hotel Providência, também adotaram a redução das diárias para atrair o público. Mesmo assim, a postura não impediu a queda no número de hóspedes, afetando a economia da região.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook