Procon alerta para golpe contra idosos em Mariana

Mariana,
09 de Novembro de 2014

O Procon de Mariana alerta a população para novo golpe na praça. Atuando principalmente nos distritos, o principal público alvo são os idosos. Grupo de ambulantes vende “manta ortopédica” garantindo que o produto cura vários tipos de doenças, inclusive o câncer. Nos últimos 15 dias, o órgão registrou mais de 10 casos.

Ação é realizada por três vendedores que, transportados numa Kombi branca, visitam um a um a casa já identificada com morador idoso. A tática se dá com insistente visita a domicilio, visando saturar e convencer o consumidor a realizar a compra.

Além das tradicionais formas de pagamento em boleto e cartão, os vendedores dão a opção de o idoso assinar um documento, garantindo a eles o direito de realizar um empréstimo consignado como pagamento. A manta, que funciona ligada à energia, é vendida num preço que está o triplo do valor de mercado, o que, segundo o órgão de defesa do consumidor de Mariana, configura prática ilegal.

A tática de venda adotada por esses comerciantes fere o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, no inciso IV que diz: Prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.

Caso o idoso se depare com situação semelhante, é necessário imediatamente entrar em contato com a polícia ou órgãos competentes, tais como Procon e Conselho Municipal do Idoso. Vale lembrar que, em hipótese alguma, o consumidor deve entregar seu cartão e dados bancários a estranhos ou fora de estabelecimento confiável.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook