Professores participam de curso sobre gestão da Educação Inclusiva

Mariana,
02 de Abril de 2015

O município de Mariana sediou no sábado (14) a 2ª Etapa do Curso de Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola. O curso semipresencial é um projeto do programa UFOP com a Escola em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e o Ministério de Educação (MEC), e é oferecido a professores das cidades de Mariana, Ouro Preto, Acaiaca, Conselheiro Lafaiete e Itabirito.

A Secretária de Educação de Mariana, Elizabeth Cota, destacou a importância da qualificação dos professores. “A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização da comunidade escolar”, comentou.

O curso tem como objetivo discutir e aprofundar sobre as práticas inclusivas em sala de aula, proporcionando a formação continuada de gestores e professores da educação básica, e possibilita a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar.

A pedagoga Elis Regina Santana participou do curso e garante que o conhecimento adquirido servirá para oferecer as crianças um atendimento mais eficaz às suas necessidades. “Esse curso vem atualizar e somar conhecimentos que, com certeza, me darão suporte para um trabalho mais consistente na escola onde atuo”, afirma.

Além de palestras, o evento contou também com apresentação dos alunos do Centro de Educação Municipal Padre Avelar (CEMPA), que são deficientes visuais, e que leram o poema “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” de Rubem Alves, e mostraram que não existem limites para aprender.

Professores participam de curso sobre gestão da Educação Inclusiva - Foto de Eliene Santos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook