Profissionais do SAMU protestam por qualidade do serviço

Ouro Preto,
24 de Setembro de 2015

Com a missão de salvar vidas, servidores trabalham em condições precárias

Com o impasse da regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ouro Preto, servidores da categoria se manifestaram por melhores condições de trabalho na manhã da quinta-feira (10) na Praça Tiradentes. O movimento, ativo há quase três anos, pede providências do executivo para que o serviço seja ofertado com qualidade e principalmente com segurança, tanto para os funcionários, quanto usuários.

De acordo com os servidores, há tempos a prefeitura parou de investir no SAMU, assim como também na manutenção preventiva. “O que acontece de fato é que com a pretensão de regionalizar o serviço pelo Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde, o SAMU em Ouro Preto está com atendimento precário. A estrutura física é inadequada, precisando de reforma, faltam insumos, as ambulâncias estão sucateadas, temos que fazer revezamento de ambulância estragada, pois elas estão tão ruins, tão velhas, que sem manutenção preventiva, muitas estragam. Tem dias que apenas uma está funcionado”, explicou Mauro Luiz Fonseca, enfermeiro do SAMU e integrante da Comissão de Servidores.

Mauro conta que desde fevereiro o movimento vem tentando diálogos com a prefeitura, mas até o momento nenhuma ação foi efetivada. Foram realizadas reuniões com o sindicato dos servidores e até mesmo uma audiência pública, que aconteceu no dia 22 de junho na Câmara, onde foram encaminhados para o Ministério Público denúncias sobre as condições de trabalho.

Na parte da manhã os servidores montaram uma tenda na Praça onde aferiram a pressão dos transeuntes, assim como alertaram sobre questões de saúde, e principalmente explicaram sobre a manifestação. “Queremos alertar e também agregar mais pessoas a nossa causa. Queremos esclarecer à população, pois quando o povo chama, o SAMU atende, mas eles não sabem a precariedade do serviço, da falta de segurança. É um perigo para os para os servidores e também para os usuários. Estamos lidando com vidas”, ressaltou Mauro.

A comissão de servidores participou da Tribuna Livre na reunião da Câmara e logo depois fizeram uma passeata até a prefeitura.

Profissionais do SAMU protestam por qualidade do serviço - Foto de Michelle Borges
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook