Programa de Autogestão, Autodefesa e Família

Itabirito,
05 de Maio de 2013

A autonomia e independência da pessoa com deficiência pode ser garantida pelo Programa de Autogestão, Autodefesa e Família, criado pela Federação Nacional das APAEs.

A autogestão permite que uma pessoa possa gerenciar todos os aspectos de sua vida, desde as habilidades básicas de alimentação, autocuidado, vestiário até a ampla defesa de seus direitos (autodefesa). É algo aprendido e depende, portanto, da oportunidade de vivenciar o ato de fazer escolhas, conhecendo as opções e as consequências de cada escolha. A autogestão possibilita às pessoas com deficiência assumirem o controle de suas próprias vidas, de modo a serem tratadas da mesma maneira que as outras pessoas de sua comunidade.

Precisa existir a autogestão para que a autodefesa aconteça. A autodefesa implica em aprender a fazer escolhas, expressar pensamentos, desejos e promover a defesa de seus direitos.

A família é fundamental para a efetivação do Programa. Quando existe o apoio da família, a pessoa com deficiência tem maiores chances de ter independência e autonomia e nos casos onde a deficiência é grave, a família torna-se porta-voz da pessoa na luta por seus direitos. A APAE de Itabirito possui a Escola de Formação de Autodefensores que é um projeto que compõe o Programa de Autogestão, Autodefesa e Família. Funciona toda semana, com duração de uma hora, com a orientação da psicóloga Anesca e do professor Davi.

Os assuntos são discutidos de acordo com o interesse dos alunos e direcionados para que possam ter conhecimento do funcionamento da APAE, ter conhecimento dos direitos e dos deveres, a importância do trabalho, melhoria da comunicação, expressão corporal, comportamentos assertivos em casa, na escola e na comunidade. Cada sala elege o seu representante e este fica responsável em passar o que foi aprendido no grupo para seus colegas. Dessa forma, estimula a organização do pensamento, melhoria da expressão verbal, além de trabalhar a autoestima.

Escola de formação de pais

Esta atividade também compõe o Programa de Autogestão, Autodefesa e Família que visa fortalecer e capacitar os pais enriquecendo-os em sua autonomia e na busca dos recursos para a defesa dos direitos de seus filhos com deficiência intelectual e múltipla.

O projeto oferece um leque de possibilidades, como um espaço de aprendizado que permite a troca de experiências e assim encontrar alternativas junto a outros pais para lidar com questões específicas da deficiência de seus filhos, bem como os problemas que os afetam; desenvolver a consciência de cidadania; valorizar o núcleo familiar como fonte geradora de princípios significativos para construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A Escola de Formação de Pais tem como metodologia aulas teóricas onde os pais recebem informações sobre os diferentes temas; momentos de reflexão sobre as informações adquiridas, sua aplicação e posicionamentos pessoais frente a elas; estudo de casos, vivências, pesquisas bibliográficas, filmes, dentre outros.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook