Programa de combate a incêndio conscientiza alunos de Itabirito

Itabirito,
11 de Julho de 2012

Cerca de 300 estudantes foram orientados sobre a importância da preservação ambiental

Discutindo o tema “Educação Ambiental para a Prevenção de Incêndios”, a Caravana Ação Ambiental visitou quatro escolas de Itabirito, desenvolvendo atividades educativas que fazem parte do trabalho do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Previncêndio, da Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Enchentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Com o apoio do Centro de Educação Ambiental (Cea) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itabirito, foram visitadas as escolas municipais José Ferreira Bastos, Ana Amélia Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira e o Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi). “Escolhemos estas escolas devido aos pontos geográficos estratégicos da cidade. As escolas estão localizadas em bairros onde acontecem muitos focos de incêndios”, explica Aparecida Cristina, chefe de divisão de Educação Ambiental.

“O nosso objetivo é informar, sensibilizar e conscientizar alunos de escolas de nível Fundamental e Médio, além da comunidade, sobre o efeito das queimadas na biodiversidade e a importância da preservação ambiental”, ressalta Veridiana Aline Alves, técnica Ambiental da Previncêndio.

As palestras aconteceram de 25 a 28 de junho e orientaram cerca de 300 estudantes. “Os alunos foram muito participativos. Inclusive, mostraram grande interesse em participar do curso de brigadista. A educação ambiental na escola é muito importante, pois as crianças praticam em casa com seus familiares”, completa Veridiana Alves.

“Eu achei muito interessante. É muito importante essa palestra, pois além de nos orientar sobre a preservação do meio ambiente, ensina a racionar água e evitar o desperdício. Eu já converso com todos os meus amigos sobre o assunto, principalmente, com a minha família. Atitudes como essas são muito importantes para o nosso futuro”, finaliza João Paulo Júnior de Sales, de 15 anos, aluno do 9° ano do CEMI.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook