Programa Habitacional de Ouro Preto inicia obras no município

Ouro Preto,
29 de Julho de 2011

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Smac), apresentou, nessa segunda-feira (25), o projeto de execução do Programa Habitacional do município para as famílias cadastradas. A iniciativa visa à construção de conjuntos habitacionais para acolher famílias removidas de áreas de risco e integra uma ação continuada na área da habitação desenvolvida há vários anos pela Smac na cidade. O programa vai atender a 300 famílias, com moradias no bairro Santa Cruz e nos distritos de Cachoeira do Campo, Antônio Pereira e Santa Rita.

As obras de construção de 40 moradias no bairro Santa Cruz tiveram início na semana passada. Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Paulo Xavier (Pilita), nos próximos dias, os trabalhos devem começar no bairro Vila Alegre em Cachoeira do Campo; já para Antônio Pereira e Santa Rita, as obras devem ser licitadas em agosto e outubro, respectivamente.

O secretário explica que, com as moradias, há um processo de requalificação dos bairros onde elas estão sendo construídas, uma vez que há uma exigência de infraestrutura básica como a implantação de redes de água e esgoto, além de iluminação e calçamentos de vias e acessos.

Pilita lembra que as famílias a receberem as casas já são, em sua maioria, moradoras dos locais onde ficarão. Dessa maneira, não há grande mudança de pessoas de uma área para outra, mas garante melhor qualidade de vida para a população local. Ainda segundo o secretário, o Programa Habitacional de Ouro Preto não se extingue com a entrega das moradias. Há um acompanhamento dos beneficiários junto à população local onde estarão inseridos para que todos tenham acesso às políticas públicas previstas pela Smac.

Além disso, a previsão de conclusão dessa fase do programa é até o fim do próximo ano. “Vamos concluir todos esses quatro empreendimentos até o final de 2012, com a consolidação de todos os planos elaborados para a política habitacional do município”, garantiu o secretário durante a apresentação do projeto executivo.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, trata-se de uma ação vitoriosa da Administração Municipal e que, após sua conclusão, vai atender às demandas de Ouro Preto. “As pessoas que se inscreveram no programa habitacional vão ter sua moradia, seja por meio da recuperação de seus imóveis, seja com a aquisição da casa própria que está sendo construída com área de 50m², muito maior do que o padrão de 38m² inicialmente proposto pelo governo federal. Conseguimos ampliar e estamos dando uma edificação completa, com infraestrutura também nas ruas que vão acolher essas casas”, comemora.

O vereador Júlio Pimenta destacou o empenho do prefeito Angelo Oswaldo e da equipe da Prefeitura de Ouro Preto com o Programa Habitacional. “É um projeto que, com a força e a união de todos, dará muitos resultados. É um programa de todos, principalmente das famílias carentes que sonham com essas casas”, apontou.

Segundo Leandra Clemente, membro do Conselho Municipal de Habitação, as famílias estão empolgadas com a construção das moradias. “Agora, estamos na reta final e, em breve, vamos entregar as casas para todas as famílias que se enquadrarem nos critérios socioeconômicos do Programa Habitacional”, completou.

Programa Habitacional de Ouro Preto inicia obras no município - Foto de Ascom/PMOP – Neno Vianna
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook