Programa Proximidade retorna à Usina Rio de Pedras em Itabirito

Itabirito,
20 de Outubro de 2013

Na quarta-feira (17) Itabirito recebeu o programa Proximidade, promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Apresentações de palestras expuseram aspectos operativos do reservatório, a meteorologia, segurança de barragens e ações ambientais. Uma visita à usina instalada na região também fez parte da programação.

O Proximidade é um programa criado com o intuito de estreitar o relacionamento, promover o desenvolvimento social das comunidades próximas às usinas da Cemig e auxiliar em possíveis dúvidas de órgãos ligados à Cemig. Os participantes puderam saber, principalmente, os motivos de eventuais alterações nas rotinas operacionais da empresa.

O técnico de operações da Cemig, Eduardo Antônio, realizou a abertura institucional e levou os visitantes para conhecer as instalações da fábrica, entre eles, representantes da Defesa Civil, das Secretarias de Educação e Prefeituras de Ouro Preto e Itabirito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na oportunidade ele explicou o porquê destes segmentos se interessarem por esse tipo de visita: “nós convidamos o pessoal que sofre certa influência da operação da usina, principalmente em períodos de cheia”.

Segundo ele, a preocupação principal é explicar o que eles podem fazer para minimizar os impactos de uma cheia na cidade e o que a usina pode oferecer de ajuda para a comunidade, avisando sobre o período de cheia com antecedência e ensinando como se precaver. “A usina foi construída para suportar enchentes, mas a comunidade que vive à beira do rio pode ser prejudicada, por isso trabalhamos para ajudar a cidade a minimizar os impactos, já que a empresa consegue ter conhecimento de todos os números”, explicou. Eduardo explicou ainda que a função primordial da Cemig é produzir e fornecer energia elétrica, mas como responsabilidade social, a empresa busca ajudar a comunidade.

A usina hidrelétrica Rio de Pedras está localizada no Rio das Velhas, afluente do rio São Francisco, a jusante da confluência com o Rio de Pedras, em Itabirito, na região central de Minas Gerais. Com o início de operação em 1907, ela possui capacidade instalada de 9,28 megawatts.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook