Programação ciclística 2015 é aberta em Itabirito

Itabirito,
11 de Março de 2015

GP Itabirito de Ciclismo abriu a programação da modalidade no município

O calendário ciclístico da cidade foi aberto, oficialmente, no domingo, dia 1º de março. O GP Itabirito de Ciclismo foi promovido no Loteamento Estância Real, em parceria com a Federação Mineira de Ciclismo (FMC) e contou com a participação de 80 atletas, dentre eles itabiritenses e esportistas da região.

Equipes femininas e masculinas participaram das categorias Open (subdividido em filiados e não filiados à FMC), Master (A, B e C), Elite, Sub-23 e Moradores de Itabirito. A competição recebeu atletas de todos os níveis, idades e até deficientes físicos, que competiram igualmente com os demais participantes das categorias. Para o presidente da Federação Mineira de Ciclismo, Paulo Aquino, a prova significou um resgate do ciclismo nas estradas de Minas Gerais. “Além de fomentar o esporte, o evento serve como treinamento para que os atletas continuem participando de outras competições pelo estado e país, promovendo a modalidade”. O evento contou com a participação do tricampeão de pista Ricardo Alcici e o campeão mineiro na categoria Master A, Rafael Braga.

Além de grandes nomes, participaram da competição jovens ciclistas que viram no evento a oportunidade de treinar de forma profissional. É o caso de Edgard Antônio da Silva, atleta fundador da Escolinha de Ciclismo, em Belo Horizonte, que trouxe sete jovens para competirem no GP. Por meio de doações de peças e equipamentos de segurança, Edgard monta as bicicletas e repassa aos seus alunos, com o objetivo de tirar os jovens das ruas, complementando a educação escolar com atividades esportivas. “A competição, em si, não é tudo. Ela é apenas uma consequência das pedaladas que estes jovens dão em busca de uma vida melhor”. A Escolinha de Ciclismo foi finalista, em 2013, na categoria cidadania do prêmio Bom Exemplo, promovido pela Rede Globo. Outro destaque foi o ciclista itabiritense, Lucas José, que acompanhou grandes nomes do Ciclismo de Estrada na categoria Elite. O esportista atua há 15 anos na modalidade.

Os vencedores da categoria Elite foram Humberto Higino Silva Ferreira (1º), Ricardo Alcici Matos (2º) e Rafael Augusto de Paula Braga (3º). Na categoria Master A, os ganhadores foram Edgard Antônio da Silva (1º) Hudson Luidgi Leite Santos (2º) e Marcos de Souza Oliveira (3º). Já na categoria municipal, os vencedores foram Robert Eduardo Braga, Cláudio Daiwison Souza e Jean Pierre Sacramento da Silva (respectivamente 1º, 2º e 3º lugar na modalidade masculina) e Raffaelly Silva Rodrigues, Carla Soares Cunha e Bárbara Cristina de Carvalho Melo (na mesma ordem, na modalidade feminina).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook