Programação especial marca a Semana da Luta Antimanicomial em Ouro Preto

Ouro Preto,
13 de Maio de 2016

Evento conta com exposições e oficinas gratuitas

Em 18 de maio de 1987, profissionais da área de Saúde Mental, cansados do tratamento cruel dado aos pacientes de instituições manicomiais, fizeram um manifesto pela proteção dos direitos dos portadores de sofrimentos mentais. A ação denunciava os maus-tratos e a violência a que eram submetidos os usuários desse sistema e, desde então, o dia 18 de maio é conhecido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto, possui o compromisso de incluir, acolher e atender os portadores de sofrimento mental, de forma contínua, gratuita e integral. O tratamento, antes centrado em isolamento e na internação, hoje se dá pela reinserção em comunidade, garantindo o acesso à cuidados clínicos e especializados, programas culturais, educação e viabilização de formas de geração de renda.

Dessa forma, em comemoração às conquistas obtidas com a mudança do modelo assistencial brasileiro em saúde mental, preparamos vasta programação, aberta ao público, durante toda a semana.

O evento tem o apoio da Associação dos Usuários de Saúde Mental de Ouro Preto (ACOLHER), do curso de Museologia e do Cine Vila Rica da UFOP, do Fórum Intersetorial da Infância e da Adolescência e da equipe pedagógica do Museu da Inconfidência.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook