Projeto Caminhadas na Natureza começa em março e vai levar participantes para conhecer dez circuitos ao longo do ano

Itabirito,
03 de Março de 2016

Inscrições para a primeira edição, no distrito de Acuruí, estão abertas

Os amantes da natureza terão excelentes oportunidades de conhecer as belezas itabiritenses em 2016. Começa em março mais uma temporada do projeto Caminhadas na Natureza, que oferece passeios por paisagens naturais de Itabirito e este ano vai passar por dez circuitos no município. A primeira caminhada do ano acontece no dia 06 de março nos arredores do distrito de Acuruí e vai levar os participantes por um percurso de oito quilômetros próximo à represa Rio das Pedras.

Desenvolvido pela Diretoria de Turismo da Prefeitura e Associação de Turismo (Assitur), o projeto é filiado à Confederação Brasileira de Caminhadas, Atividades Esportivas e Inclusão Social (Anda Brasil). O objetivo é incentivar a prática de caminhadas em locais de interesse natural, cultural e social. “As caminhadas têm objetivo de contemplação das paisagens do entorno. Além disso, os caminhantes também conhecem os equipamentos turísticos. É uma forma de associar a natureza, o conhecimento do entorno, com o empreendimento, pois muitas vezes os visitantes e até os moradores que participam não conhecem essas opções”, explica Kislene Adriana, coordenadora do Centro de Referência e Informações Turísticas (Crit).

As inscrições para a primeira caminhada do ano, em Acuruí, estão abertas e podem ser feitas no Crit, na Praça da Estação, ou pela internet, no endereço eletrônico www.ecobooking.com.br. A inscrição não tem custos, o interessado arca apenas com o valor do transporte até o ponto de partida e com sua refeição durante o passeio. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (31) 3561-7847.

Preparados para caminhar

Além de servidores da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, que participam e orientam a caminhada, outros profissionais da Prefeitura atuam no projeto para garantir o sucesso do evento. A Secretaria conta com o apoio de dois bombeiros municipais, que ficam um no início e outro no final do pelotão de caminhantes de modo a garantir a segurança. A Secretaria de Esportes também cede um educador físico que orienta os participantes quanto ao alongamento ideal antes de iniciar a caminhada.

Ao longo de todo o percurso, o projeto conta com pontos de apoio para prestar assistência aos caminhantes e um veículo acompanha o grupo, caso alguém tenha dificuldades de completar o circuito. O caminho também é todo sinalizado de acordo com o padrão estabelecido pela Anda Brasil.

Caminhadas na Natureza

O projeto Caminhadas na Natureza é uma iniciativa internacional e acontece em todo o mundo. Cerca de 50 países realizam as caminhadas e, no total, existem mais de 7.500 circuitos e 20 milhões de caminhantes no mundo. Itabirito, é o município mineiro com maior número de circuitos em todo o estado de Minas Gerais. O projeto acontece de forma contínua desde 2013, quando atraiu 529 participantes e vem crescendo cerca de 30% a cada ano.

A programação completa do projeto Caminhadas da Natureza já está definida e segue com atividades mensais até o mês de novembro. No total, serão dez percursos – sendo quatro deles novos no projeto – passando por trilhas, fazendas, cachoeiras e pontos turísticos. Pela primeira vez o projeto terá uma caminhada noturna, que também terá um percurso mais longo, cerca de 16 quilômetros, entre Itabirito e o distrito de São Gonçalo do Bação.

Projeto Caminhadas na Natureza começa em março e vai levar participantes para conhecer dez circuitos ao longo do ano
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook