Projeto cultural é cancelado por falta de verba em Ouro Preto

Ouro Preto,
29 de Junho de 2015

Com encerramento do patrocínio da Vale, Prefeitura busca novos parceiros para dar continuidade ao Vale dos Contos

Em Ouro Preto mais um projeto será finalizado por falta de verbas. Devido ao enceramento do patrocínio da Vale, o projeto cultural Vale dos Contos não terá mais programações culturais a partir de julho. “O patrocínio da Vale encerrou no dia 30 de maio. Desde então estamos funcionando com esforço em conjunto da Adop e a contrapartida do município. Mas até que consigamos nova fonte de recursos os projetos só irão até o dia 30 de julho”, explica o gestor do projeto núcleo de projetos da Adop, Vandeir Assis.

Além de promover a cultura na cidade, o projeto ainda destaca e valoriza bandas locais, com apresentações aos finais de semana. “É importante que o projeto continue forte e ativo, pois é mais uma forma de acesso gratuito a cultura. Essas inciativas geram muitas ações positivas, e com o projeto ativo podemos dar maior visibilidade para as bandas de Ouro Preto, Mariana e toda a região”, destaca Guilerme Leão, da banda ouro-pretana de forró Ouro Verde. “Adoramos nos apresentar no Vale dos Contos, a energia positiva, simpatia e carinho do público, e do pessoal da organização fez toda a diferença para que o show fosse um sucesso”, completa Leão ao se referir a apresentação da banda no início deste mês.

O objetivo do projeto é promover atividades gratuitas na área de arte, música, teatro, educação e saúde. O objetivo da ação é promover a reintegração do Parque dos Contos, concebido no século XVIII. De acordo com a Chefe de Parque da secretária Municipal de Meio Ambiente, Penha Aparecida Vicente, a Prefeitura está empenhada a conseguir novas parcerias com outras empresas para dar continuidade ao projeto, mas ainda não há expectativa de retomada das atividades no Vale dos Contos.

O Parque

A inauguração do Horto Botânico de Vila Rica aconteceu em 1799. O local foi idealizado pela Corte Portuguesa para aclimatação de plantas, particularmente especiarias, como o cravo da Índia, a canela, a pimenta, a árvore pão, além do cultivo de plantas e sua disseminação, com a finalidade de gerar desenvolvimento para as localidades. Difundindo novas culturas agrícolas, o horto teve papel importante no estudo das espécies originais dos povoados mineiros e na domesticação de plantas enviadas de locais distantes, como Pará, Rio de Janeiro, Portugal ou de outras partes do Império Português.

O espaço do antigo Horto foi incorporado ao Parque do Vale dos Contos, reinaugurado em 22 de junho de 2008. O espaço de lazer de 360 mil metros quadrados está situado em pleno centro histórico de Ouro Preto, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, e recebeu um intenso tratamento paisagístico e a instalação de trilhas e espaços de receptivo (cantinas, quadras, praças, mirantes e auditórios). A área associa valorização do patrimônio histórico e preservação ambiental, em um local onde não havia acessibilidade do público.

Ouro Verde

A Banda Ouro Verde toca o estilo Forró/Reggae e é formada por três rapazes: Guilherme Morgado Leão, Filipe César Nunes e Higor Ferreira. O trio foi reiniciado no início deste ano com o festival de banda universitárias, onde a banda conquistou o 3º lugar.

A banda se apresentou no dia 27/06, no Arraiá do Buena Vista Hostel e na Festa Junina do Brejo, e se apresenta no dia 07/07 no Caem.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook