Projeto de horta comunitária será desenvolvido pelos atingidos pela barragem

Mariana,
20 de Maio de 2016

Na terça-feira, 10, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e EMATER, se reuniram com profissionais de outras secretarias do município e da Samarco para apresentar o Projeto Piloto de Horta Comunitária Cultivo Solidário.

De acordo com a psicóloga, Carolina Ferreira Guarnieri, o projeto será desenvolvido com os moradores das áreas atingidas pelo rompimento da barragem e tem como objetivo possibilitar o resgate dos vínculos familiares e comunitários, além de possibilitar que os moradores retomem uma atividade que eles já praticavam. “O projeto tem muitos pontos positivos. Ele permite a socialização dessas famílias através da cooperação, organização e trabalho em equipe, é uma ajuda na renda familiar através da comercialização dos produtos, é um complemento alimentar, e muitos outros”, comenta.

A horta será construída em uma espaço cedido pelo CRIA (Centro de Referência de Infância e Adolescência). Segundo Carolina o espaço foi aprovado pelo CODEMA, e o solo passou por uma análise que constatou que não há contaminação local, o que permite a plantação. “Depois de ser apresentado e discutido, o próximo passo é a construção estrutural do projeto, o que será feito por uma arquiteta da Secretaria de Obras, e a construção orçamentária para ser apresentada a Samarco e ver a possibilidade de ajuda nos custos”, explica.

Projeto de horta comunitária será desenvolvido pelos atingidos pela barragem - Foto de Eliene SantosProjeto de horta comunitária será desenvolvido pelos atingidos pela barragem - Foto de Eliene Santos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook