Projeto Mestres do Futuro no CAT

Mariana,
29 de Agosto de 2012

O que fazer para que manifestações culturais não sejam totalmente extintas da nossa realidade? Como levar aos jovens as tradições de seus avós, o saber popular? É preciso que o conhecimento sobre essas histórias, essas formas de expressão cheguem a todos, no intuito de que as mesmas sejam valorizadas e preservadas.

Esta é a razão de ser do projeto “Mestres do Futuro”, realizado pela empresa de eventos culturais de São Paulo “Kavantan” e patrocinado pelo Governo Federal e pelas Transmissoras Brasileiras de Energia – TBE. O projeto contou também com o apoio fundamental nas prefeituras municipais, incluindo a Prefeitura de Mariana.

O projeto foi idealizado no ano de 2007 e teve início em 2008, através da Lei Rouanet, no Pará e em Maranhão. Neste ano, os organizadores chegaram à Estrada Real. Um total de 10 municípios foram contemplados com o projeto. O Congado no Barroca, a escultura em madeira de Cachoeira do Brumado, o tapete arraiolo em Conselheiro Lafaiete, a boneca de palha em Glaura, dentre outros, são algumas das tradições artísticas que corriam o risco de desaparecer e receberam os cuidados da iniciativa. Os melhores profissionais de cada categoria foram convidados a oferecer oficinas para a população local. Segundo a curadora e produtora do projeto, Karoline Brito, a resposta foi positiva e muito surpreendente. “Os jovens que fizeram as oficinas descobriram o gosto, a facilidade de criar. O ponto forte deste projeto é o reconhecimento. Muitas pessoas não dão valor, mesmo as que moram nestas regiões”, afirmou a produtora.

No último dia 15, o secretário de Cultura e Turismo, Hélio Márcio Rodrigues, e o prefeito de Mariana, Roberto Rodrigues, reuniram os participantes do projeto para a distribuição dos certificados e para a inauguração da exposição. A jovem Isânia de Paula, de apenas 12 anos, é moradora do Barroca e participou da oficina de Congado. Isânia de Paula conta que foi o “Bastião” (Mestre Sebastião da Silva, responsável pela oficina) quem a convidou. “Foi muito bom, quero continuar. Acho importante passar para as outras pessoas que ainda não conhecem o Congado”, afirmou a jovem.

A exposição com o resultado dos trabalhos já passou por todos os municípios que receberam o projeto. O próximo destino é Belo Horizonte e, posteriormente, São Paulo. A circulação da exposição é fundamental para a valorização e reconhecimento do trabalho dos jovens, além de ser uma forma de compartilhar essas tradições com outras pessoas.

Projeto Mestres do Futuro no CATProjeto Mestres do Futuro no CATProjeto Mestres do Futuro no CATProjeto Mestres do Futuro no CATProjeto Mestres do Futuro no CATProjeto Mestres do Futuro no CAT
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook