Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios será realizado em Mariana para qualificação de jovens carentes e preservação do patrimônio

Mariana,
06 de Julho de 2012

A Prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está unindo forças com a Prefeitura de Santana do Parnaíba (São Paulo) para implantar o POEAO – Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios – que qualifica jovens para o trabalho com o restauro histórico da cidade.

O projeto, realizado em Santana do Parnaíba, é uma referência nacional na preservação do patrimônio histórico alinhada com a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. Desde 1999, ano do início do projeto, já foram qualificados mais de 2500 alunos. Muito desses jovens tem forte atuação nas obras de manutenção e preservação do centro histórico da cidade.

Segundo Turinã Alves Inácio, coordenador do POEAO, o projeto tem como objetivo trazer o restauro para a população mais carente por meio da inclusão de jovens que não tem acesso a cultura. “O projeto Oficina Escola ensina os trabalhos de restauro, alvenaria, carpintaria e outras especializações, dando a oportunidade de aprender uma profissão que está escassa no Brasil” diz.

O projeto será viabilizado através de um convênio entre as duas prefeituras e, segundo Turinã, vem em boa hora para a cidade de Mariana. “É um efeito cascata para as comunidades. Um jovem que entra nesse projeto vira um agente cultural em sua região. Seu comportamento muda, é notado pelas pessoas ao seu redor e atrai mais jovens para esse trabalho. A comunidade se apropria do projeto pelo seu bem. Mariana, no momento precisa de uma força dessas e também de profissionais na área”, ressalta.

O trabalho de restauração sempre esteve presente na vida de Turinã Alves Inácio. Natural de Ouro Preto, ele é filho de Jair Afonso Inácio, um dos maiores restauradores da história do Brasil. Jair foi um dos responsáveis pela transformação científica dos processos de restauração em nosso país e também se dedicou à formação e qualificação de profissionais da área ao criar o primeiro curso de restauração em Ouro Preto.

O projeto tem parceria com o SENAI que emite os diplomas e certificados para os participantes. A assinatura do convênio será realizada nos próximos dias e os técnicos do POEAO já iniciaram um mapeamento da demanda de Mariana. Após a assinatura do contrato também será realizado um projeto de restauração que é o documento base para captação de recursos nas iniciativas públicas e privadas.

Para o prefeito Roberto Rodrigues, o POEAO vai de encontro às necessidades do município, tanto no que diz respeito a preservação do patrimônio quanto na parte de formação de mão de obra e geração de renda.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook