Projeto Oficina Escola modifica a realidade de jovens de São Bartolomeu

Ouro Preto,
26 de Agosto de 2011

Oferecer uma alternativa de profissionalização e restaurar fachadas de imóveis dos distritos são as principais metas do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO) de Ouro Preto. Esse é programa de inserção social, que pretende transformar a paisagem e a vida dos moradores dos distritos.

A iniciativa começou por São Bartolomeu, onde atende 17 jovens com os cursos de pedreiro-restaurador e pintor-restaurador. No distrito, mais de 20 casas devem ser reformadas até o final do ano. No dia 17 de agosto, o prefeito Angelo Oswaldo acompanhado do secretário de Cultura e Turismo e do vereador Júlio Pimenta, que trouxe o POEAO para o município, visitaram São Bartolomeu para verificar o andamento do programa.

Eles ficaram contentes com o alcance do projeto e os benefícios gerados por ele para a comunidade do distrito. “Nós estamos conseguindo um excelente resultado em São Bartolomeu que já pode ser percebido por todos. É um arraial que preserva as características do século XVIII e merecia um tratamento como esse feito pelos alunos e mestres da Oficina Escola”, avalia o prefeito Angelo Oswaldo.

O secretário Chiquinho de Assis destaca que a restauração de casarios, por meio do POEAO, também gerará um incremento no turismo pelos distritos que mantêm suas características peculiares. “Quem for a São Bartolomeu já vai perceber as transformações. As casas estão com cores mais vivas e traçado recuperado. Isso vai influenciando também os moradores e vizinhos na preservação de seus imóveis”.

“A participação e o empenho dos alunos e professores são fantásticos. É um projeto que também restabelece a autoestima da comunidade dos distritos, ao restaurar o seu patrimônio, deixando a paisagem ainda mais bela, e oferecer uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio dessa profissionalização”, aponta Júlio Pimenta.

Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios

O objetivo do programa é promover a jovens entre 16 e 24 anos uma alternativa de inclusão social e profissionalização, qualificando-os como pedreiros-restauradores e pintores-restauradores. Todo o curso de qualificação tem duração de um ano. A dinâmica abrange aulas teóricas e práticas, com projetos de revitalização, restauração e preservação de fachadas dos casarios.

Além de São Bartolomeu, o POEAO será estendido para os distritos de Antônio Pereira e Miguel Burnier. Essa é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto em parceria com a Câmara Municipal e o SENAI / FIEMG; com o apoio Fundação Aleijadinho e da Samarco.

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios foi inicialmente implantado há 12 anos, no município de Santana de Parnaíba (SP), considerado sede do programa. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 48 cidades de cinco estados brasileiros.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook