Projeto para estrada que liga São Bartolomeu a Cachoeira do Campo é finalizado

Ouro Preto,
08 de Setembro de 2013

Prefeitura fará agora a licitação para contratar empresa que executará o projeto

O processo para pavimentação da estrada que liga São Bartolomeu a Cachoeira do Campo avançou mais uma etapa. Na manhã de quinta-feira (29) a Prefeitura de Ouro Preto recebeu da empresa Creb – Topografia, Projetos e Representações o projeto para pavimentação da estrada. O próximo passo agora será a abertura de licitação para contratar uma empresa especializada para executar a obra.

Para o prefeito José Leandro Filho, a pavimentação da via reflete dois pontos importantes no seu governo: o investimento em qualidade de vida, “o trânsito ficará livre todos os dias, melhorando a mobilidade das pessoas”, e o investimento no turismo. “Com essa estrada nós vamos ampliar o aporte de turistas a São Bartolomeu, que é um distrito importante no circuito histórico da cidade, além de Cachoeira do Campo, que acaba sendo beneficiada também”.

A empresa Creb foi contratada por meio de licitação. A ordem de serviço foi dada no final de julho. No projeto entregue consta o projeto geométrico (definição do traçado da rodovia) o projeto de terraplanagem (escavações e aterros) o projeto de pavimentação (implantação das camadas de pavimento) os sistemas de drenagem e escoamento das águas pluviais, sinalização e acabamento da obra. “Serão 8,88 Km de pavimentação. O projeto está consolidado, foram gerados todos os relatórios, cálculos e desenhos para subsidiar o processo de contratação da obra”, ressalta o engenheiro ambiental e coordenador do projeto, Glauco Antônio de Melo Oliveira.

O tempo de obra está estimado entre 12 a 15 meses. O projeto será executado de acordo com o DER/MG, que inclui ações semelhantes de rodovias com baixo tráfego inclusos nos programas Pró-acesso e Caminhos de Minas.

Estiveram presentes ainda na entrega do projeto o vice-prefeito, Chiquinho Xavier, o secretário da Casa Civil, Ângelo Ibrahim, o superintendente do Semae, Eduardo Evangelista, os secretários de Obras, Geraldo Vargas, de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, e de Turismo, Indústria e Comércio, Jarbas Avellar.

Mais duas estradas serão pavimentadas

Segundo o prefeito José Leandro, durante reunião realizada na Cidade Administrativa na anterior, o Governo de Minas autorizou a pavimentação de mais duas estradas em Ouro Preto.

Será asfaltada a estrada que liga a Zona da Mata Mineira a Ouro Preto, através de Santa Rita, completando a ligação da Estrada Real com estrada de Conselheiro Lafaiete para Piranga, por Catas Altas da Noruega. O projeto será elaborado por meio de um convênio entre as prefeituras de Ouro Preto e Catas Altas, para que a obra seja inclusa no Programa Caminhos de Minas.

“Essa estrada foi feita na picareta, por meu pai, na década de 1940. Então, pra mim especialmente, é uma imensa satisfação poder reconstruir a via e assim reconstituir o caminho do comércio entre a Vila Rica e a Zona da Mata”, lembra o prefeito José Leandro.

A outra estrada garantida pelo Estado é a pavimentação do trecho da MG-440 que liga Santo Antônio do Leite a Engenheiro Corrêa. Segundo José Leandro, essa estrada já consta no Caminho de Minas, inclusive com ordem de serviço. “Com isso nós vamos construindo o que foi prometido como plano de governo e em breve nós iremos inaugurar tudo isso”, ressalta.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook