Projeto Presença: alinhavando experiências e afetos na infância

Itabirito,
20 de Outubro de 2017

Itabirito é pioneira na ação, que visa à inserção da criança como sujeito ativo na sociedade

Em parceria com o Instituto Santo Antônio de Pádua (Isap), a Escola Municipal Guilherme Hallais França e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura de Itabirito promoveu, no dia 7 de outubro, a Exposição de Bonecos do Projeto Presença no Complexo Turístico da Praça da Estação.

Processo

O projeto, que foi realizado por etapas, contou com a participação de professores, alunos, pais e responsáveis. Para a coordenadora pedagógica do Isap, Janaína Oliveira Gonçalves, “realizar este trabalho junto com a rede municipal foi um grande exercício para expressar emoções e transformar sonhos em realidade por meio da materialização dos bonecos”. Na primeira etapa, os professores passaram por uma preparação para orientar os discentes em sala de aula.

Em seguida, os alunos deram asas à imaginação e desenharam, cada um ao seu modo, seus bonecos ideais. A partir daí, mães, pais e responsáveis participaram de uma oficina de orientação e criação, na qual deram vida aos bonequinhos, mantendo a singularidade de cada um, por meio de uma oficina de costura. “Vimos muitos pais e avós se empenhando para dar vida à criação, preservando as diferenças e características de cada desenho”.

Sobre o projeto

A ação voluntária foi criada em 2012, em Salvador (BA), pela RedSOLARE Brasil. A iniciativa visa a mobilização em defesa da Cultura da Infância, em um nó de solidariedade, comprometimento, troca, reflexões e descobertas. Para simbolizar a paz, um dos valores do projeto, todo boneco confeccionado recebe um pequeno coração antes de ser destinado à doação.

O projeto Presença já foi realizado em mais de 50 cidades no Brasil e tem por objetivo criar e distribuir bonecos de pano nos espaços públicos, a fim de valorizar a brincadeira, a criatividade e o lúdico, sem o excesso de consumo. A ação faz da criança a protagonista do processo de criação. Isto reafirma meninas e meninos como sujeitos potentes, pensantes e críticos perante seu meio social, preservando assim sua visão singular de mundo.

Troca de experiências

Para as coordenadoras do projeto, Cléa Braga e Janaína Oliveira, a atividade é uma grande oportunidade para a troca de experiências entre rede municipal e privada. “Esta foi uma parceria que deu muito certo. Dessa forma, nossa intenção é expandir o projeto, levando a prática para mais escolas da rede de ensino e incentivando cada vez mais nossas crianças”, explicou Cléa.

Todos os bonecos confeccionados e expostos durante o evento e, posteriormente, no hall da Prefeitura de Itabirito, serão doados para a Escola Municipal Laura Queiroz e para a Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, de Belo Horizonte.

Projeto Presença: alinhavando experiências e afetos na infânciaProjeto Presença: alinhavando experiências e afetos na infânciaProjeto Presença: alinhavando experiências e afetos na infância
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook