Projeto que leva alunos de escolas municipais para conhecer a Estrada Real teve início em maio

Itabirito,
13 de Maio de 2016

Estudantes fazem trabalho de campo e em seguida registram em sala o que aprenderam

Alunos de escolas municipais itabiritenses começaram o mês de maio estudando ao ar livre. No dia 03, teve início a edição 2016 do projeto Aprendendo com o Pé na Estrada, uma parceria entre as Secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo, Educação e Meio Ambiente, na qual estudantes do 6º ano do ensino fundamental saem a campo para conhecer trechos da Estrada Real. A primeira escola a participar, este ano, foi a Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, que até o fim de maio vai levar cerca de 90 alunos para o projeto.

Durante o trabalho de campo, alunos aprendem sobre fauna, flora, geografia, turismo e cultura, além de abordar a importância histórica da região. No percurso de 6 km, os estudantes conhecem vários pontos históricos, como a Ponte Ana de Sá, o Rio das Velhas, casas típicas do período colonial e marcos da Estrada Real. “É muito importante trabalhar a história da Estrada Real com os estudantes, pois ao conhecer a relevância desse caminho eles também aprendem a cuidar. Hoje a gente considera como uma estrada rural, mas a Estrada Real foi uma das principais estradas da coroa”, afirma a supervisora de turismo da Prefeitura, Kislene Silva.

Após o trabalho de campo, os estudantes participam de uma oficina na escola, orientados pelos técnicos do turismo, na qual fazem o relato do que aprenderam. Em setembro, quando o projeto estiver finalizado, o intuito é montar uma exposição com os melhores trabalhos. Para a professora de História Luciane Silva, esse projeto ajuda a contextualizar melhor as aulas em sala. “Quando eles saem de sala e vivenciam a história fica mais fácil despertar o interesse, eles ficam mais curiosos”, diz.

Que o diga Luciano Augusto, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Ana Amélia. Depois do trabalho de campo, ele guardou na ponta da língua o que aprendeu sobre a Estrada Real. “Eu aprendi sobre o nosso passado, sobre a importância da nossa região. A Estrada Real era muito importante para a coroa portuguesa e nós conhecemos vários trechos. É muito bom poder sair de sala e conhecer de perto essa história”.

A agenda de atividades do projeto Aprendendo com o Pé na Estrada segue até o mês de agosto. Até lá, cerca de 600 estudantes de quatro escolas estaduais terão conhecido um pouco mais da Estrada Real.

Turismo pedagógico

Outra parceria entre Educação e Turismo é o projeto “Conhecendo Itabirito”, que também beneficia cerca de 600 estudantes por ano. Voltado para estudantes mais novos – 3º ano do ensino fundamental – o projeto leva as crianças para conhecer pontos importantes de Itabirito, como o Centro Histórico, praças, parque, Prefeitura e jardins. Durante as atividades, os alunos observam a arquitetura das edificações e suas funções, monumentos, ruas e avenidas e os guias procuram contextualizar o espaço da cidade com fatos históricos. Ambos os projetos fazem parte do Programa de Educação Patrimonial do município e contam pontos para aumentar o repasse de valores ligados ao ICMS Cultural.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook