Projeto Trilhas de Ouro Preto é lançado em Glaura

Ouro Preto,
14 de Maio de 2012

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, em parceria com o Instituto Trilhas de Cultura (ITC) e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), lançou no último sábado (5) o programa Trilhas de Ouro Preto (TOP).

O projeto-piloto começa com sete trilhas demarcadas entre os distritos de Glaura e São Bartolomeu. Ele visa desenvolver o ecoturismo, área pouco explorada no Município. “Este é um programa muito importante para fomentar o turismo, principalmente na região de Glaura e São Bartolomeu. Nós estamos investindo neste e em outros programas de ecoturismo e, brevemente, teremos mais novidades”, diz o secretário de Cultura e Turismo, André Simões. O Coordenador do Núcleo de Projetos da Adop, Vandeir Assis, completa. “Este projeto representa sobretudo uma ansiedade, uma expectativa e uma demanda do turismo local e regional”.

Os caminhos são públicos e possuem indicação de tempo previsto, distância, declividade, coordenadas para uso de GPS, pontos de água e descanso. São apropriados para caminhantes, ciclistas e cavaleiros. “Nós pretendemos implantar este projeto nos doze distritos de Ouro Preto. Estimamos entre oitenta a cem trilhas, algo como dois mil quilômetros de trilhas mapeadas oferecidas ao público”, ressalta o presidente do Instituto Trilhas de Cultura, Rodolfo Koeppel.

Além das trilhas, está sendo organizado um sistema de pernoite em casas de família, no qual o visitante pode conviver com a população local. “Este projeto vem estimular a indústria do turismo de uma maneira moderna, que vai utilizar os serviços dos moradores, ampliando a renda das famílias ouro-pretanas dos distritos com potencial turístico”, lembra o prefeito Angelo Oswaldo.

A cerimônia de lançamento do programa aconteceu em Glaura e contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, do vice-prefeito, Dr. Dimas, do presidente do ITC, Rodolfo Koeppel, do Coordenador do Núcleo de Projetos da Adop, Valdeir Assis, do secretário de Cultura e Turismo, André Simões, do Diretor Técnico do ITC, Jacintho Álvares Moreira Neto, da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores e da população local. Após a solenidade de abertura, o público presente pôde caminhar pelas trilhas, com orientação sobre os diversos percursos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook