Projetos das obras do PAC - Cidades Históricas estão em andamento

Ouro Preto,
03 de Julho de 2014

Matriz de Nossa Senhora da Conceição já está apta para entrar em processo de licitação

O projeto da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, foi aprovado pelo Governo Federal e está apto para a abertura do edital de licitação, que deve ser publicado no final deste mês. A supervisão da execução da obra é de responsabilidade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artística Nacional (IPHAN).

A Igreja está interditada, devido à sua condição estrutural, a pedido da Paróquia do bairro. Para o Secretário de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, é uma perda muito grande, pois “a Matriz é uma das peças mais representativas de Ouro Preto, pela sua arquitetura e beleza”, declarou.

Na primeira etapa, serão feitas as obras civis, ou seja, os trabalhos vão se concentrar na parte estrutural da Igreja, telhado, forro e pintura. Além disso, haverá também intervenções na parte de carpintaria em geral (portas, janelas) e recuperação de revestimento (reboco).

O projeto de restauro constitui a segunda parte das obras da Matriz e está em fase final de elaboração. Assim que completo, será enviado ao Governo Federal para aprovação e, assim que for aprovado, será aberto o edital licitatório. Nessa etapa será feita a restauração dos elementos artísticos da Igreja, ou seja, dos objetos decorativos que a compõem, como as colunas, douramentos, capitéis, altares, talhas e objetos móveis (estátuas e mobiliário).

Segundo o Secretário de Cultura e Patrimônio, o montante para a reforma estrutural da Igreja, no valor de R$ 5,3 milhões, está assegurado, uma vez que o Município tem a garantia do PAC – Cidades Históricas de que o projeto de restauro terá o dinheiro necessário para a restauração interna.

Para José Alberto, este é um dos templos mais importantes de Ouro Preto. “É um dos pontos de visitação turística obrigatório e nota-se que em volta cresceu um comércio voltado essencialmente para o turismo, com lojas de suvenir, artesanato e artistas plásticos locais. Isso movimenta a economia local”. Ele ainda acrescenta, “do ponto de vista cultural e religioso é uma das peças mais importantes do nosso acervo arquitetônico. Uma igreja belíssima, muito rica em seus ornamentos, em sua arte interna”, concluiu.

Obras do PAC-CH em Ouro Preto

Outros projetos de restauro do PAC das Cidades Históricas (PAC-CH) já estão em processo de elaboração (memoriais dos monumentos, criação da planta arquitetônica, planilhas, etc). Nesse processo inicial estão as Igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, São Francisco de Paula e também das Capelas de São Sebastião, Santana, Nossa Senhora da Piedade e do entorno da Capela do Padre Faria.

Das igrejas contempladas no Programa, assim como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, as Matrizes de São Bartolomeu e de Santo Antônio de Glaura, e a Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, já tinham projetos realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e estão em fase de revisão, por empresas de arquitetura contratadas pelo Município, para que as informações sejam atualizadas.

Outro projeto que encontra-se bem avançado é o referente às obras dos Chafarizes do Centro Histórico, em aprovação final no Governo Federal, e, assim que for aprovado, será realizado processo licitatório pelo Município.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook