Projetos do IFMG-Campus Ouro Preto conquistam ouro e prata no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Ouro Preto,
27 de Setembro de 2012

Dois projetos desenvolvidos por professores do IFMG-Campus Ouro Preto conquistaram as duas primeiras colocações na categoria Escolas Técnicas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012. A final foi realizada em São Paulo, no dia 11. “Headcam auxilia o ensino de técnicas de joalheria”, do professor Benedito Devêza, garantiu o ouro. Já o “Projeto Interdisciplinar CRC IFMG”, coordenado pelo professor Osvaldo Novais Júnior, conquistou o segundo lugar. O Prêmio, em sua sétima edição, reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas, particulares e escolas técnicas públicas.

Para Benedito Devêza, a premiação é um incentivo para que mais iniciativas em prol da Educação de Jovens e Adultos sejam desenvolvidas. “Espero, em relação à modalidade de ensino EJA, um maior respeito e reconhecimento, como de fato e de direito este público merece. O Prêmio nos incentiva a continuar lutando por uma educação de qualidade, inclusiva, para todos e ao longo da vida”, afirma. Já para Osvaldo Novais Júnior, a conquista é resultado de um trabalho sério desenvolvido por toda a equipe envolvida: “o reconhecimento dos dois projetos do IFMG, por uma empresa como a Microsoft, representa uma ótima oportunidade para projeção da qualidade do trabalho realizado no nosso Instituto. Acredito que esse reconhecimento irá abrir portas para novas parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”.

Conheça os projetos

“Headcam auxilia o ensino de técnicas de joalheria” - Uma webcam acoplada à lupa de ourives foi a solução encontrada pelo professor Benedito Devêza para que alunos do curso técnico de Joalheria, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), pudessem aperfeiçoar seu aprendizado. O dipositivo, denominado headcam, capta todas as imagens das ações do professor e as trasmite em um monitor ou na tela retrátil do laboratório para acompanhamento de todos. A alternativa procurou também adequar as aulas a um tipo específico de público, tornando-as ainda mais dinâmicas, desafiadoras e atrativas. A headcam permite ainda que tudo seja gravado para posteriormente compor material didático de apoio como vídeos, fotos e tutoriais.

“Projeto Interdisciplinar CRC IFMG” - O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) possibilitou aos alunos do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, que então era oferido pela unidade conveniada da Instituição em João Monlevade, uma extensão para as atividades práticas das disciplinas do curso. “Buscamos atender às necessidades de inclusão digital de estudantes da rede pública de ensino fundamental e de descarte de lixo tecnológico da população”, explica o autor do projeto, professor Osvaldo Novais Júnior. Integrantes de projetos sociais no município participaram do curso de Informática Básica oferecido por bolsistas do CRC. Aqueles que concluíram o curso ganharam um computador completo, recondicionado pelo projeto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook