Promessa é dívida: Prefeito Alex Salvador entrega 160 apartamentos gratuitos em Itabirito

Itabirito,
19 de Setembro de 2014

Após anos de espera, famílias finalmente têm o sonho da casa própria realizado. A grande inauguração do Conjunto Habitacional Morada Viva aconteceu no último sábado, dia 6 de setembro

Enfim, um sonho idealizado e efetivamente construído, por muitas mãos, foi realizado. Após longo período de espera, os beneficiados do Programa Habitacional Morada Viva puderam ter a certeza que, de fato, possuíam um lar. Durante a inauguração – que aconteceu no último sábado, dia 6, no pátio dos prédios – era possível ver, diante dos olhos, a concretização de um sonho.

O brilho no olhar das famílias, autoridades e extensa equipe que trabalhou arduamente ao longo de todo o processo, externava o sentimento de realização. O sorriso de alívio estava no rosto daqueles que não se preocupariam nunca mais com o aluguel, no começo de cada mês. “É muita alegria estar no lugar que é meu. Tenho muitas expectativas daqui para frente. Sonho com um futuro bom”, revela a dona de casa Luciene Cássia Pereira, beneficiada pelo programa de moradia.

Para o prefeito Alex Salvador, “Itabirito se encontra em pleno desenvolvimento”. O gestor não escondeu a sensação de dever cumprido. “É uma alegria indescritível poder dar a estas 160 famílias um lar, sem que elas precisem tirar um tostão do bolso. Agradeço a toda a minha equipe que trabalhou para que estas pessoas não precisassem assumir esta dívida. Em apenas um ano e seis meses de governo, conseguimos realizar o que muitos não alcançaram e com toda a certeza, este é só o início!”. Por meio de nota, o prefeito de Mariana, Celso Cota, cumprimentou o gestor da cidade. “Parabenizo o esforço, a coragem e o compromisso do prefeito Alex Salvador para com a população de Itabirito”.

Emoção

Muito comovido, o ex-prefeito da cidade, Waldir Silva Salvador de Oliveira, o Juninho, externou toda a sua satisfação perante a entrega dos apartamentos. “Quando assumi a prefeitura, em 1989, Itabirito não possuía um projeto de moradia popular. A minha intenção era que as pessoas saíssem do aluguel e tivessem direito a um lar. E assim, 453 famílias foram beneficiadas com a entrega de lotes, inteiramente gratuitos, no bairro Padre Adelmo. Em 2005, quando retornei ao poder executivo, idealizamos um projeto audacioso onde 256 famílias de baixa renda passariam do aluguel à casa própria”.

Com documentação em punho, Juninho, afirmou categoricamente. “Mas, devido a um governo descompromissado, o sonho de 96 famílias foi destruído, bem como os apartamentos, que foram perdidos. Além de lesar estas famílias, de privá-las de um sonho, esta mesma administração não deu andamento às obras dos imóveis restantes, que iriam abrigar 160 famílias”. Jorge Alberto, participante do programa habitacional, revelou que durante um período, teve medo de não darem continuidade ao projeto. “Teve boato sobre a entrega dos apartamentos, né? Mas agora aconteceu e nós estamos muito felizes! É bom saber que o Alex pensa na gente.” A representante dos moradores, Cláudia Aparecida Nascimento, endossou a opinião. “Juninho idealizou um sonho para a gente que, infelizmente, teve de ser adiado. Mas o prefeito Alex, em pouco tempo, concretizou o sonho de 160 famílias. E temos a certeza de que ele não se esquecerá das 96 famílias que não foram contempladas pelo projeto”.

A inauguração do Conjunto Habitacional Morada Viva ainda contou com apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, solenidades de abertura, benção dos apartamentos e show com Marcelinho de Lima.

Futuro

Sem a obrigatoriedade do aluguel, por exemplo, sobra uma renda extra para investir em outros segmentos tão importantes quanto a moradia. Uma casa digna de móveis e sentimentos novos, como a esperança de um futuro melhor, pode, de fato, transformar uma família.

E é exatamente nisso que o vice-prefeito e secretário de saúde, Wolney de Oliveira, acredita. “O papel de um gestor é proporcionar possibilidades”. A secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, que acompanhou todo o processo, completa: “dar acesso à moradia é investir diretamente em educação, saúde, emprego e na melhoria de vida, por consequência”.

O vereador da Câmara de Itabirito, Arnaldo Pereira dos Santos, que teve papel fundamental na gratuidade dos apartamentos, afirma que “este benefício, concedido à população menos assistida, entrará para a história da cidade”. Solange Felisbino, contemplada com um apartamento do Conjunto Habitacional Morada Viva, admite estar fascinada. “Itabirito nunca teve um projeto dessa dimensão e de tamanha beleza! Foram muitos anos de sofrimento, mas a promessa virou realidade!”, comemora a mãe de Diego, Deivison, Tauanny.

Apartamentos

A entrega das chaves dos apartamentos foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, já no Conjunto Habitacional Morada Viva, situado na Rua Hortência, no bairro Gutierrez.

Após a entrega das chaves, distribuídas pela equipe de Assistência Social da Prefeitura de Itabirito, os moradores são oficialmente donos dos imóveis, que contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Ao todo, o conjunto é composto por dez prédios, contendo 16 apartamentos cada.

Direitos e deveres

Além das chaves, os residentes receberam orientações e assinaram o Termo Administrativo de Concessão de Direito Real de Uso. Este documento confere à família o direito legal à moradia no local por dez anos. Após este período, é concedida a escritura definitiva, concretizando judicialmente o sonho de 160 famílias.

As condições para a perda do benefício são não preservar as formas coletivas de titulação e organização do espaço e descumprir as normas previstas no regimento interno do condomínio. Além disso, os titulares dos apartamentos não podem ser proprietários de outro imóvel residencial.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook